Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284857
Type: TESE
Title: Eutonia "O saber do corpo"
Title Alternative: Euthony "The knowledge of the body"
Author: Dascal, Miriam
Advisor: Silva, Eusébio Lobo da, 1952-
Abstract: Resumo: Nesta dissertação realizo uma reflexão sobre os conceitos teóricos e práticos que fundamentam o trabalho de Eutonia e apresento uma pesquisa que elaborei a partir destes conceitos. A Eutonia propõe um campo metodológico que envolve o autoconhecimento do próprio corpo e de sua atividade de movimento. Estabelece um campo investigatório no qual revelam-se conhecimentos, que denomino ¿o saber do corpo¿. Refletindo sobre este ¿saber¿, reconheço e o relaciono com os pressupostos estabelecidos pela teoria fenomenológica de Merleau-Ponty, onde a noção de corporeidade e a dimensão existencial se incluem. Seguindo, descrevo sobre os conceitos teórico-práticos da Eutonia e, estabeleço uma conexão entre o processo de aprendizagem com o campo de criação. Para tal, realizo um recorte aprofundando minha pesquisa nas ¿posições de controle¿, onde observo os campos de atuação destas posições em termos de ensino-aprendizagem, criação individual e coletiva, descritas como laboratório de Criação e de Direção. O final da dissertação é contemplado com um DVD que contem imagens de minha atuação como educadora e diretora no trabalho denominado ¿Performance Coletiva¿ realizado com meus alunos do curso de Pós-Graduação e Aperfeiçoamento ¿Dinâmicas Corporais como Expressões Terapêuticas ¿ das Faculdade Senac Ciências da Saúde no ano de 2004

Abstract: In this dissertation I reflect about theoretical and practical concepts that are the basis of the work with Euthony and presents a research based on these concepts. Euthony proposes a methodology that involves the knowledge of one¿s body and its activity of movement; establishing a research field that I have named ¿ the knowledge of the body¿. Considering the ¿knowledge¿, I identify and relate it to the principles of the phenomenology theory of Merleau- Ponty, where the notion of body and existential dimension come together. Following, the theoretic-practical concepts of Eutonia are described and then I establish a connection between the learning process and the creation. In order to do so, I use in my research on ¿ control position¿ of Euthony, where I observ the possibilities of these positions in terms of teaching ¿ learning, individual and collective creation described as Laboratory of Creation and Direction. At the end of the dissertation I have enclosed a DVD that contains images from my activities as teacher and directeur with the work ¿Performance Coletiva¿ performed in 2004 by my pos graduate students from the course I coordinate at Faculdade Senac Ciências da Saúde
Subject: Comunicação não-verbal
Psicofisiologia
Dança - Pesquisa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dascal_Miriam_M.pdf233.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.