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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Adilson Jose Ruizpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent164 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleMarketing de cinema : a promoção de filmes na era digital.pt_BR
dc.contributor.authorGutierrez Quintana, Haenzpt_BR
dc.contributor.advisorRuiz, Adilson José, 1958-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. Instituto de Artespt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.description.abstractResumo: Para tornar competitivos os cinemas emergentes e garantir a rentabilidade dos investimentos dos seus produtores é imprescindível aumentar o número de espectadores nos seus mercados domésticos e abrir novos mercados no cenário internacional. Deste modo, o marketing de cinema se desenvolve com a finalidade de maximizar o público de um determinado filme e, conseqüentemente, gerar o maior lucro possível para seus realizadores fomentando, então, a concepção e produção de novos filmes. Esta permutação cíclica atende ao princípio de perenidade que todas as empresas do ramo audiovisual almejam. A publicidade e o design, entre outras ferramentas, auxiliam ao marketing de cinema na sua tarefa de efetivar esse princípio. Assim sendo, propomos indagar, neste projeto, o fundamento dinâmico dos Sites de cinema no ciberespaço, na dualidade que os define, isto é, como meio de expressão e como meio de comunicação interativa, levando em conta as relações intertextuais que mantêm com os filmes que anunciam. Em publicidade, o ato de anunciar está, ainda, fundamentado nos preceitos behavioristas. É atribuído ao anúncio, um suposto poder coercivo. Neste trabalho pretendemos evidenciar as deficiências de tal abordagem e sustentaremos a tese de que a significação e, por conseguinte, a eficácia dos Sites de cinema está mais relacionada aos aspectos socio-interacionais que a simples equação estímulo¿resposta. Tomaremos por objeto de estudo o Site de Cinema na sua relação com o filme que promove. Deste modo, a pesquisa proposta, ao analisar Sites promocionais de alguns filmes visa: (1) Contribuir para o desenvolvimento de uma teoria que fundamente os procedimentos de concepção da referida peça promocional, através da sua relação intertextual com os seus pré-textos e para-textos; (2) discutir aspectos do design de interfaces interativas em propaganda; (3) contribuir para a compreensão dos efeitos e as mudanças que a introdução de novas tecnologias comunicacionais ocasionam no sistema de marketing de cinema; (4) Contribuir para o desenvolvimento de processos metodológicos em face da análise de Sites de Cinema enquanto meios de comunicação multimodalpt
dc.description.abstractAbstract: In order to make the emerging cinemas competitive and return of producers' investments, it is vital to increase the number of moviegoers in the domestic market and to open new markets internationally. Therefore, the aim of marketing in the movie industry is to maximize the audience of a particular film and, thus, generate the most profit for the people involved in the investment, allowing for new movies to be produced in the future. Such cyclical permutation allows for the continuity that all enterprises of the audiovisual branch seek. Advertising and design, amongst other tools, assist movie marketing in its task to keep this process in motion. In this project, we seek to analyze the dynamic aspect of movie's websites, in the duality that defines them, as both means of expression and interactive communication; taking into account the inter-textual relations they have with the films they promote. The act of advertising is still based in behaviorist principles. It is attributed to the advertisement, a supposed coercive power. In this work we aim at highlighting the deficiencies of such approach and argue the thesis that the meaning and, therefore, the efficiency of such websites is related more to interactive and social aspects than the simple equation stimulus-response. The object of our study is the movie website in its relation to the film it promotes. Therefore, the research, in looking at the websites aims to: (1) Contribute to the development of a theory that supports the proceedings of the above mentioned promotional piece through its inter-textual relation to pre-texts and para-texts; (2) Argue the aspects of design of interactive interfaces in advertising; (3) Contribute to the understanding of the effects and changes that the introduction of new technologies of communication bring to the system of movie marketing; and (4) Contribute to the development of methodological processes in face of the analysis of movie websites, while means of multimodal communicationen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationGUTIERREZ QUINTANA, Haenz. Marketing de cinema: a promoção de filmes na era digital. 2005. 164 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284848>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Multimeiospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCarmargo, Nellypt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameSel, Susanapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTassara, Marcelopt_BR
dc.date.defense2005-06-07T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T17:22:39Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T17:22:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T17:22:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GutierrezQuintana_Haenz_D.pdf: 3612563 bytes, checksum: c3dddbfc305abe065cb7a337bfaad5c0 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284848-
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