Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284835
Type: TESE
Title: Poeticas visuais em construção : o fazer artistico e a educação (do) sensivel no contexto escolar
Author: Lelis, Soraia Cristina Cardoso
Advisor: Duarte Junior, João Francisco, 1953-
Abstract: Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa descritiva acerca do ensino de arte no ensino fundamental, cujo enfoque é a construção de poéticas visuais, abordando preferencialmente o fazer artístico, a pedagogia da experiência, a cultura e a educação estética imbricados para o desvelar do sensível no contexto escolar. Concentra-se nas variantes que permitem o efetivo ensino e aprendizagem da arte e provoca atitudes reflexivas ao apresentar-se como pesquisa, investigação, busca e construção do conhecimento sustentado na experiência para poetizar e fruir arte na interculturalidade que margeia o cotidiano escolar, enfatizando o gesto criador, o processo poético e as dimensões de pessoalidade, e não apenas o resultado plástico obtido. Contudo, propõe o diálogo educação e arte ao conceber a leitura da obra como processo de compreensão do mundo, desmistificando a arte como luxo, adereço ou disciplina não-séria no currículo escolar da educação básica

Abstract: This thesis is a descriptive study of art teaching at the elementary school level, focusing on the construction of visual poetry. Artistic production is emphasized, following a pedagogy of experience approach, where cultural and aesthetic education are intermingled in an attempt to unveil the sensorial aspects within the school context. The study concentrates on variables which allow for effective teaching and learning in art and brings forth reflective attitudes. The text is presented as research, investigation, problem solution and construction of knowledge, sustained by experiences of art poetics and fruition in interculturality at the margin of daily school experience. Teaching emphasizes the act of creation, poetic processes and dimensions of being a person, not only the final artistic product. It proposes, however, a dialogue between education and art, demystifying art as luxury, as an accessory, as unimportant subject matter in the school curriculum for basic education
Subject: Arte - Estudo e ensino
Arte na educação
Cultura
Poética
Estética
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2004
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lelis_SoraiaCristinaCardoso_M.pdf5.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.