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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Veronica Fabrini Machado de Almeida, Elizabeth Bauch Zimmermannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent203 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleAtor & alma : a morte como metodopt_BR
dc.contributor.authorNunes, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.advisorAlmeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-pt_BR
dc.contributor.coadvisorZimmermann, Elisabeth Bauch, 1946-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. Instituto de Artespt_BR
dc.subjectRepresentação teatralpt_BR
dc.subjectPerformance (Arte)pt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectArte - Psicologiapt_BR
dc.subjectRitualpt_BR
dc.subjectAlmapt_BR
dc.description.abstractResumo: A questão da interioridade do ator, em seu trabalho artístico, tem demandado, já há mais de um século, a atenção de diversos encenadores e teóricos teatrais. Paralelamente a esse movimento de atenção à subjetividade do ator, tem havido forte retomada de interesse pelas origens de sua arte, num ambiente cultural cada vez mais caracterizado pela pluralidade de formas e pela experimentação. Neste mesmo ambiente, a psicologia teve nascimento, enquanto ciência, estruturou-se e desestruturou-se, ao longo de um século. Um dos pais da psicologia profunda, Carl Gustav Jung, se dedicou ao estudo da alma humana, através de imagens de sonhos, mitos e símbolos da cultura. Em sua teoria, a alma possui uma característica teleológica, que aponta para o chamado processo de individuação, através do qual, potencialidades inatas da personalidade podem se desenvolver. Esta temática permanece até os dias de hoje, encontrando no pós-junguiano James Hillman um de seus principais expoentes. Hillman é um dos criadores do movimento psicológico denominado psicologia arquetípica, que tem buscado aproximar a psicologia (ou seja, o logos de psyqué) da cultura, das artes e da filosofia, em lugar do consultório médico. Recebendo influências de Henry Corbin e do renascimento florentino, Hillman demonstra a relação que existe entre a alma e a morte, e que a individuação junguiana pode ser vista como um processo de fazer a alma. Nesta dissertação, procuro coadunar a idéia do fazer a alma com o processo de formação e atuação em artes cênicas, usando a psicologia arquetípica como ferramenta para ampliar as discussões acerca da interioridade do ator e de sua relação com a corporeidade da cenapt
dc.description.abstractAbstract: The inner state of an actor, as well as the origins of the actor's art has been subject of discussions by directors and researchers in the field of theatre studies for more than a century. The cultural diversity and the development of science allowed researches in the field of psciology. Carl Gustav Jung dedicated his life to study the human soul, through dreams, myths and symbols of human culture. In his theory, the human soul has characteristics, which develops an individual process, allowig the inherents personality aspects of a person to develop. James Hillman developed jung's ideas in what is called archetipical psicology. This field of studies understand that the interweaving between psicology, arts, culture and philosophy is important to understand human kind as a whole. Hillman demonstrates the relationship between soul and death and believes that the jung's individual process can be understood as a way to create the soul. This dissertation intends to get hllman's concept and extend it to theatre studies in order to discuss the inner state of the actor and the relationship of the actor with the scene that is created.en
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Alexandre Silva. Ator & alma: a morte como metodo. 2005. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284826>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineArtespt_BR
dc.description.degreenameMestre em Artespt_BR
dc.date.defense2005-01-26T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T04:15:22Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T04:15:22Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T04:15:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nunes_AlexandreSilva_M.pdf: 899513 bytes, checksum: aa7d9b5a999bf0be4d2143de1d5310d0 (MD5) Previous issue date: 2005en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284826-
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