Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284815
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: O ator-montador
Author: Okamoto, Eduardo, 1980-
Advisor: Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Abstract: Resumo: O desenvolvimento das formas dialéticas de pensamento influencia profundamente a criação artística desde a modernidade ¿ transformações na forma de percepção dos fenômenos do mundo (impressão) influenciam a sua representação artística (expressão). A teoria de montagem do cineasta russo Sergei M. Eisenstein sustenta-se na premissa básica de que choque dialético é o fundamento de qualquer linguagem artística. Aceitando a premissa eisenteiniana, relaciona-se o choque dialético ao trabalho do ator sobre suas ações: montagem dialética de ações físicas. E isto não como pesquisa histórica. Antes, como pesquisa empírica: sistematização de treinamento e criação em teatro. Este trabalho é síntese teórica de uma pesquisa prática do ofício de ator, cujo paralelo cênico são dois espetáculos do Núcleo Matula de Pesquisa, ¿Vizinhos do Fundo¿ e ¿Agora e na hora de nossa hora¿. Teoria e prática do ofício
Subject: Método (Representação teatral)
Teatro - Pesquisa
Atores
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OKAMOTO, Eduardo. O ator-montador. 2004. 163 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284815>. Acesso em: 4 ago. 2018.
Date Issue: 2004
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Okamoto_Eduardo_M.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.