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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: José Armando Valentept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent228 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleEu, tu, ele... nos? relação de cooperação : para alem do virtualpt_BR
dc.title.alternativeMe, you, him... us? cooperative relationship: beyond virtualpt_BR
dc.contributor.authorMaia, Ivan Ferrerpt_BR
dc.contributor.advisorValente, José Armando, 1948-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. Instituto de Artespt_BR
dc.subjectCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducação cooperativapt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectRelação de cooperaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: o objetivo da presente pesquisa é mostrar que o processo de construção da relação de cooperação no Ambiente Virtual TelEduc, pode ser associado aos três estágios de desenvolvimento piagetiano - anomia, heteronomia e cooperação. Busca-se, também, evidenciar que esse processo está vinculado com a capacidade dos sujeitos em superar os monólogos e articular diálogos, a fim de gerar idéias, distribuir tarefas ou tomar decisões que se estendam à comunidade, indo além dos limites do Ambiente Virtual. Trata-se de uma pesquisa-ação de educação, contextualizada e desenvolvida com os agentes comunitários de saúde, dos bairros São Marcos e Santa Mônica, regiões periféricas de Campinas/SP. Para estudar a relação de cooperação, potencializada pelo Ambiente Virtual TelEduc, entre pessoas consideradas digitalmente excluídas, optamos por uma observação qualitativa, que considera a subjetividade e o aspecto sociocuIturaI de cada participante. A pesquisa teve duração de um ano e meio, envolvendo durante esse período atividades presenciais, semipresenciais e a distância. Assim, os procedimentos para alcançar os objetivos traçados foram divididos em três fases principais, com duração de um semestre cada uma: presencial (UPACS, UNICAMP), semipresencial (Espaço Esperança) e a distância (centros de saúde São Marcos e Santa Mônica). Os resultados obtidos demonstraram posturas de relacionamento que coincidiram com os estágios de anomia, heteronomia e cooperação. Porém, predominaram as relações heterônomas. Os agentes, neste estágio, apresentaram idéias em formato de monólogos. As relações que alcançaram o estágio de cooperação foram manifestadas em diálogos, e potencializadas, principalmente, pelas ferramentas Perfil, Portfólio e Fóruns de Discussão. A partir de tais resultados, pôde-se sugerir algumas considerações sobre as ferramentas do TelEduc, na tentativa de incor'porar facilidades na interface e fomentar a relação de cooperaçãopt
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this research is to show that the process of construction of cooperative relationships in the Virtual Environment TelEduc, can be related to the three piagetian developmental stages - anomy, heteronomy and cooperation. It also intends to show that this process is related to people's competence to overcome monologues and to articulate dialogues in order to create ideas, to distribute tasks or to make decisions that extend to the community, going beyond the limits of the Virtual Environment. This is an in-action educational research project, contextualized and developed with community health agents from the São Marcos and Santa Mônica neighborhoods, both areas considered marginalized and violent in the Campinas/SP region. In order to study the cooperative relationship, generated by the Virtual Environment, TelEduc, among computer illiterate agents, the option was for a qualitative observation, which considered the subjectivity and social and cultural aspects of each subject. The research took about one year and a half, involving face-to-face, virtual and a mixture of face-to-face and virtual activities. Thus the procedures to reach the research objectives were divided in three main phases: first semester, face-to-face activities that took place at the LIPACS/UNICAMP; second sem este r, mixture of face-to-face and virtual activities that happened at the Espaço Esperança, in the neighborhood; and finally third semester, the virtual activities originated from the health centers in São Marcos and Santa Mônica neighborhood. The results showed that the agents' attitudes about relationship coincide with anomy, heteronomy and cooperation stages. However, the heteronomy relationship prevailed. The agents, in this stage, presented ideas in monologue formato In the cooperation stage, the relationships that succeeded were manifested in dialogue format and took place in Telecduc environments such as: Profile (Perfil), Portfólio and Discussion Foruns (Fóruns de Discussão). Based on these results, suggestions are made regarding some Teleduc environments, as an attempt to incorporate facilities in the interface and to stimulate cooperative relationshipsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationMAIA, Ivan Ferrer. Eu, tu, ele... nos? relação de cooperação: para alem do virtual. 2004. 228 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284812>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMultimeiospt_BR
dc.description.degreenameMestre em Multimeiospt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameAlmeida, Maria Elizabeth Bianconcini dept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameRangel, Humberto de Araújopt_BR
dc.date.defense2004-12-17T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T15:00:39Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T15:00:39Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T15:00:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maia_IvanFerrer_M.pdf: 6137800 bytes, checksum: 1776ebf7524484587bcb7e2bdbf748f5 (MD5) Previous issue date: 2004en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284812-
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