Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Ivan Santo Barbosapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent194 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleO autor multiplicado : em busca dos artificios de Peter Greenawaypt_BR
dc.title.alternativeThe multiplied author: in search of Peter Greenaway's artificespt_BR
dc.contributor.authorSobrinho, Gilberto Alexandre, 1973-pt_BR
dc.contributor.advisorBarbosa, Ivan Santo, 1951-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes. Instituto de Artespt_BR
dc.subjectGreenaway, Peterpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectSemiótica e artespt_BR
dc.subjectVanguarda (Estética)pt_BR
dc.description.abstractResumo: O autor multiplicado: em busca dos artificios de Peter Greenaway Neste trabalho, centrado na obra cinematográfica de Peter Greenaway, investigo questões relativas à sua expressão autoral. Ao tratar da questão da autoria, levo em consideração o curso da obra e a conseqüente detecção de três fases de realização. Assim, sob o impulso do cinema experimental dos anos 60 e já esmaecido na década seguinte, Greenaway produzi14 dirigiu e montou, primeiramente, filmes não muito expressivos, mas, posteriormente, ganharia respaldo institucional para desenvolver projetos ousados na trilha de uma vanguarda tardia; os filmes realizados durante a década de oitenta testemunham um deslocamento abrupto de sua realização assumidamente experimental para o circuito de produção, distribuição e exibição do cinema de arte comercial. Finalmente, para análise do terceiro momento, exploro as relações entre o cinema, a televisão e as novas mídias, o que ID¿ fez retomar à década de 80, momento em que se verifica a exploração do meio por parte do diretor, dando prosseguimento, tal como nos primeiros filmes, ao ideal de resistência às formas dominantes da narrativa audiovisual. Em todo o trabalho, os filmes são analisados textual e contextualmente em suas feições culturais e históricas, direcionadas para decodificar uma explícita estética do artificio ensejada pela assinatura de Peter Greenawaypt
dc.description.abstractAbstract: The multiplied author: in the search ofPeter Greenaway's artifices In this work, focused on Peter Greenaway's films, I investigate his authorial expression. Dealing with authorship, I took in account the films in their chronological development, to reveal, consequentIy, three realization phases. Thus, under the experimental cinema exploitation from the 60's and, then, faded in the following decade, he produced, directed and edited unexpressed films at first, but, later, he would have institutional sponsorship to develop audacious projects in a late avant-garde route. During the 80's, an abrupt displacement is testified in his films: Greenaway shifted from the experimental ghetto to the art cinema production, distribution and exhibi~ion circuit. Finally, to delimitate the last phase, I consider the relationship among film, television and new media; to accomplish this, a return to the 80's was necessary because Greenaway, since then, has been interacting to the medium, making use of a resistant approach to the dominant audiovisual forms, such as in the early films. In the whole work, the fihns are textually analyzed and a cultural and historical contextualization is envisaged, both aspects addressed to decode an explicit artificial aesthetic fonned under Peter Greenaway's signatureen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationSOBRINHO, Gilberto Alexandre. O autor multiplicado: em busca dos artificios de Peter Greenaway. 2004. 194 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284806>. Acesso em: 4 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineMultimeiospt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Multimeiospt_BR
dc.date.defense2004-06-12T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-04T09:33:35Z-
dc.date.accessioned2018-08-04T09:33:35Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-04T09:33:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sobrinho_GilbertoAlexandre_D.pdf: 7430241 bytes, checksum: e7c84e0fb6886cd021a0f11205307805 (MD5) Previous issue date: 2004en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284806-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sobrinho_GilbertoAlexandre_D.pdf7.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.