Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284745
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Sara Pereira Lopespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent120p. +.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA voz parte do corpopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho Filho, Moacir Ferraz de, 1966-pt_BR
dc.contributor.advisorLopes, Sara, 1949-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectRespiraçãopt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectExpressãopt_BR
dc.description.abstractResumo: "A Voz Parte do Corpo" é um projeto de pesquisa que busca contribuir para o desenvolvimento das artes cênicas no Brasil, através de uma investigação sobre a representação, tendo a relação ator x palavra como foco principal. A dissertação divide-se em duas partes: a primeira, teórica,e a outra, destinada à prática. Nosso trabalho principia com estudos de teorias sobre a origem das línguas, buscando as raízes da língua que deu origem ao português e, conseqüentemente à, língua portuguesa falada no Brasil, por acreditarmos ser de fundamental importância que o ator tenha uma relação de profunda intimidade com seu idioma. Giambaptista Vico, Jean-JacquesRousseau, Michel Foucault, PaulZumthor são alguns dos autores que pesquisa. Na etapa seguinte, abordamos as principais características do modo de falar do brasileiro e partimos para uma pesquisa sobre a poética da fala, tendo por base o estudo de grandes mestres do teatro ocidental como Artaud, Grotowski e Stanislavski, além de autores de áreas diversas como o biólogo Humberto Maturana e o neurocirurgião António Damásio. A mescla de informações provenientes de áreas tão distintas visa a abordar a questão da experiência e transmissão das emoções- matéria prima do ofício do ator - como algo concreto e não como um sentimento abstrato. No último capítulo da etapa inicial de nosso projeto, tratamos da respiração e aspectos da fonoaudiologia, na tentativa de evidenciar o fato de que a voz é parte do corpo, gerada em suas entranhas, e que, para ser bem utilizada em cena, é necessário que se desenvolva o domínio técnico de sua produção para utilização dentro de uma estética de representação. Em sua parte prática, "A Voz Parte do Corpo" utiliza-se de textos em forma de ) poema, canção, prosa e dramaturgia, num exercício cênico que tem por finalidade experimentar os princípios e conceitos teóricos que orientaram a pesquisa em situaçãode função poéticapt
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO FILHO, Moacir Ferraz de. A voz parte do corpo. 2002. 120p. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284745>. Acesso em: 1 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Artespt_BR
dc.date.defense2002-05-14T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-01T17:49:58Z-
dc.date.accessioned2018-08-01T17:49:58Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T17:49:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarvalhoFilho_MoacirFerrazde_M.pdf: 2113802 bytes, checksum: 9abbeea99e2e69b8cef4c36f77a912c4 (MD5) Previous issue date: 2002en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284745-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
CarvalhoFilho_MoacirFerrazde_M.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.