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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Mito rasgado : performance e Cavalo Marinho na cena "in processo"
Title Alternative: Torn Mith: Cavalo Marinho and Prformance in the work "In process"
Author: Lyra, Luciana de Fatima Rocha Pereira de
Advisor: Muller, Regina Aparecida Polo, 1950-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa visa explicitar o processo de criação de uma poética em performance, cujo roteiro apóia-se na mitologia pessoal - por intermédio da persona Joana d¿Arc -, e no percurso artístico autoral, o qual se fundamenta em dois pólos: o da incursão na polifonia cênica - proposta pela Arte de Performance ­¿ e o de vivência identitária no espetáculo de Cavalo Marinho pernambucano (Bumba-meu-boi). Na trajetória desta investigação processual, foram desveladas intersecções entre as duas expressões cênicas acima mencionadas, incluindo-se aí a presença do mythos em ambas as vertentes de Performance Cultural, como são conceituadas, ressaltando-o como aquele que dá enlevo à criação espetacular e à atuação. É a partir da articulação entre o mito, enquanto narrativa intertextual, e a linguagem interseccional (Performance-Cavalo Marinho), que se aponta a Poética do Teatro Rasgado, calcada na seguinte tríade de matrizes cênicas: sacralidade (mito), ancestralidade (memória) e ludicidade (jogo)

Abstract: This research aims to present the creation process of the performance , in which the main guideline is based on the personal mythology - presented through the persona of Joan of Arc - and in the author's artistic process - this one based on two different paths: the scene polyphony - a caracteristics of performing arts - and the cultural identities showed in a Cavalo marinho (bumba-meu-boi) show, a play created in the Brazilian State of Pernambuco. In this work - in- process investigation were revealed common points between the theatrical expressions mentioned above, especially including the mythos in the definitions of both cultural performances. The mythos is responsible for  the spectacular caracteristics of both kinds of performances and for the acting. It is from this link between the mythos, as an intertextual narrative, and the interacting language (performing arts - cavalo Marinho), that the poetic quality of Teatro Rasgado (Torn Theatre) is defined, based on the following scene directions: sacrality (myth), ancestrality (memory), ludism (play)
Subject: Cena
Cavalo-marinho
Mitologia
Performance (Arte)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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