Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284702
Type: TESE
Title: Leia o livro, veja o filme, compre o disco : a produção cinematografica juvenil brasileira na decada de 1980
Title Alternative: Read the book, watch the movie, listen to the music : the teenpics production in the 1980.'s
Author: Bueno, Zuleika de Paula
Advisor: Ramos, José Mario Ortiz, 1950-
Abstract: Resumo: As transformações sofridas pelo cinema clássico norte-americano na década de 1950 afetaram a indústria de filmes daquele país e alteraram mundialmente as práticas cinematográficas. Tais transformações, ocorridas simultaneamente à consolidação da juventude como um agente social independente e dotado de poder, permitiram o desenvolvimento de uma vertente de produções cinematográficas voltadas para o consumo e fruição juvenis denominadas teenpics. Assim, resultado de transformações estruturais tanto do cinema quanto da vida social, a ¿juvenilização¿ da produção cinematográfica não foi uma exclusividade do contexto norte-americano, tornando-se uma tendência cinematográfica mundial igualmente encontrada na produção brasileira . A cinematografia brasileira voltada para o público jovem é o objeto de estudo desta tese. No primeiro capítulo, estabelecemos uma periodização visando destacar a formação e a consolidação do cinema juvenil brasileiro. No segundo capítulo, são analisados os intercâmbios existentes entre as estratégias das indústrias culturais e as táticas elaboradas pelos consumidores na formulação de uma cultura vivenciada pelos adolescentes e jovens a partir da década de 1950 até o final dos anos 80. Os três capítulos seguintes compõem a segunda parte da tese na qual definem-se as características de gênero do cinema juvenil encontradas na articulação deste com outras indústrias culturais, como a editorial, a fonográfica e a televisiva. Finalmente, concluímos o trabalho estabelecendo como hipótese final o enfraquecimento dessa vertente de produção na segunda metade da década de 80 em decorrência de suas dificuldades de inserção num contexto de circulação cultural mundializada

Abstract: The production of teenpictures begins around 1955 as a product of the decline of classical Hollywood cinema and the rise of American teenager as an independent social agent. The Cultural Revolution represented by the power of youth and the juvenilization of the social life wasn¿t an exclusivity of American society. Therefore, the teenpics constitute a global tendency of movies production. Brazil has produced movies to attract the youth audience since the 1950¿s. These pictures are the object of analysis of this thesis. First chapter explores the historical development of Brazilian teenpictures. Chapter 2 examines the strategies and tactics of cultural industries and consumers. The interchangeability of youth cultural products is investigated in chapters 3, 4 and 5. Finally, it is concluded that in the 1980¿s the teenpictures reach in Brazil the most important moment of its production and a great economical challenger for its continuity in a social context of globalization
Subject: Cinema brasileiro
Juventude - Brasil
Produção cultural
Indústria cultural
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bueno_ZuleikadePaula_D.pdf4.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.