Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284680
Type: TESE
Title: Tempo redescoberto nas fotografias de Aristides Pedro da Silva, V8
Title Alternative: Time "regained" in the Aristides Pedro da Silva's photographic
Author: Teixeira, Renata Maria
Advisor: Samain, Etienne Ghislain, 1938-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa propõe uma compreensão do conjunto de fotografias de Aristides Pedro da Silva, V8, que por mais de meio século colecionou e produziu imagens sobre Campinas (SP), conquistando com isso grande notoriedade. De um salão de cabeleireiros popular a um shopping center, do Mercado Municipal às mais diversas instituições públicas, passando por residências de todas as classes sociais, muitas dessas imagens figuram nas paredes como espectros de uma Campinas de outrora. Inventariando-se três vértices - traços biográficos do fotógrafo e colecionador, análise das fotografias e da circulação da obra - entrecruzados com três eixos temáticos - a fotografia, a cidade e a memória, o trabalho foi desenvolvido primordialmente utilizando-se dos recursos metodológicos da História Oral. Os depoentes (ou testemunhas) revolveram suas memórias reconstruindo histórias sobre V8 e suas fotografias, mas também sobre eles e a Cidade. O resultado é um mosaico carregado de subjetividades, já que as imagens além de registro histórico datado são limiares para reflexões sobre a própria existência, especialmente quando se toma como fio condutor a construção e a demolição. V8 revela-se então na figura singular do narrador, em meio à "audiência surda" de uma sociedade que adere ao ideal moderno do progresso impulsionado pela industrialização. Suas fotografias viram souvenir, enquanto se abafa seu discurso humanista.

Abstract: This research proposes an understanding of the group of Aristides Pedro da Silva's pictures that for more than half century collected and produced images about Campinas (SP), conquering with this a big notoriety. From a simple beauty parlor to a Shopping Mall, from the Municipal market to the most diverse public institutions, going through houses belonging to all social classes, many of these images are on the walls as specters of a no longer existing Campinas. Ranging among three vertexes: biographic traces of the photographer and collector, analysis of the pictures and of the circulation of the work - crossed with three thematic axles: photograph, the city and the memory, the work was developed primordially using the oral history's methodological resources. The witnesses revolved their memories reconstructing stories about V8 and his pictures, but also about themselves and the city. The result is a mosaic full of subjectivities, regarding that, besides being a dated historical register are parameters for reflection upon existence itself, especially when it concerns to construction and demolition. V8 thus reveals himself in the role of the narrator within the "deaf mass" of a society that adheres itself to the modern ideal of progress propelled by the industrialization. His pictures become souvenirs while his humanist discourse gets muffled.
Subject: Fotografia
Cidades e vilas
Memória
História oral
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Teixeira_RenataMaria_M.pdf23.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.