Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284674
Type: TESE
Title: Museu da cidade : arte, historia e espetaculo
Title Alternative: Museum of city : art, history and spectacle
Author: Britto, Luciana Dultra
Advisor: Marcondes, Maria Jose de Azevedo, 1953-
Abstract: Resumo: Essa dissertação busca compreender o que são os Museus da Cidade e como eles se inserem no contexto urbano; por ter sido um dos pioneiros entre os museus brasileiros dedicados especificamente à cidade, o Museu da Cidade de Campinas tornou-se o foco desse trabalho. Uma vez que os Museus da Cidade são definidos como centros especializados na história e na cultura urbana, um conjunto de reflexões sobre as relações entre museu, cidade e arte orienta os passos dessa pesquisa; ela se baseia em bibliografia acadêmica, publicações impressas e eletrônicas, pesquisas de campo e levantamentos. A pesquisa parte do colecionismo praticado na Europa entre os séculos XII e XVII, estuda o surgimento do museu público, sua diversificação, a criação de um modelo de museu exportado para as Américas no século XVIII e seu desenvolvimento no Brasil até que no início do século XX fossem criados aqui museus de diversas especialidades. No fim do século XX, muitas cidades e patrimônios foram alçados à categoria de bens culturais; "musealização" e "espetacularização" eram, então, formas de preservar o patrimônio urbano e resgatar a idéia mesma de cidade para a população. O que a cidade podia atribuir ou extrair de seu patrimônio, bem como os cuidados que dispensava a ele e ao seu ambiente tornaram-se índices de qualidade de vida e fatores de atração para novos investimentos. Essa dissertação analisa, em seguida, as concepções museológicas e as experiências de criação dos Ecomuseus ou Museus de Território franceses, do Museu Regional brasileiro, do Departamento de Cultura e do Museu da Cidade de São Paulo como elementos de formação dos Museus da Cidade no século XX. No final do século XX, a implantação de novos museus e sua "espetacularização" passou a ser entendida como forma de produzir locais de sucesso e de projetar a imagem da cidade frente às demais; mais do que conhecimentos, esperava-se dos museus lazer e diversão. Finalmente, essa dissertação enfoca o Museu da Cidade de Campinas inaugurado em 1992; naquela ocasião, esse museu parecia atender em nome, proposta e edificação às recomendações científicas, às tendências econômicas e aos valores culturais dominantes entre os países globalizados. Sua análise revela a deformação do projeto original e o desvio das funções do museu, mas evidencia, também, suas potencialidades. O propósito dessa dissertação é demonstrar que, uma vez especializado na história e na cultura urbana, o Museu da Cidade de Campinas pode ser o mediador ideal do meio artístico local e o promotor de um pólo cultural relativamente autônomo da capital

Abstract: This dissertation aims the understanding of the so called Museums of the City and how they contribute into the urban context; once it was one of the pioneers among the brazilian museums dedicated specifically to the city, the Museum of the City of Campinas became the focus of this work. Once the Museum of the City are defined as specialized centers on urban history and culture, a conjunct of reflections on the relationship between Museum, City and Art guide the steps of this research; based on specialized bibliography, eletronic and press publications and field researches. The search begins at the collectionism practiced in Europe from the XII th to XVII th centuries, studies the emergence of the public museums, their diversification and creation a model of museum exported to Americas at the XVIII th century as well its development in Brazil up to the XX th century when a variety of museums come up. At the end of that century, cities as well urban patrimonies were upgraded to the category of cultural goods; "musealization" and "spetacularization" were the ways of preserving urban patrimonies and promoting to the population the concept of city in it self. All the cities could attribute to or extract from their patrimonies as well the care dispensed to them and to the environment became indexes of life quality and factors of attraction of investments. In sequence, this dissertation analyzes the museological concepts and experiences of creations of the french Ecomuseums or Museums of Territory, the brazilian Regional Museum, the Department of Culture and Museum of City of São Paulo seen as elements of formation the Museums of the City at the XX th century. At the end of the XX th century the implantation of new museums and it's"spetacularization" came to be understood as ways of producing locals of success and projecting the image of the city; more than knowledge, amusement and leisure were expected from the museums. Finally, this dissertation focuses the Museum of City of Campinas inaugurated in 1992; at that time, the museum seemed to correspond in name, proposal and edification the scientific recommendations, economic trends and cultural values then prevailing among the globalized nations. Nevertheless analysis indicated a distortion of the project and deflection of its functions but it also makes evident all its potentialities. The purpose of this dissertation is to demonstrate that once specialized in the urban history and culture the Museum of City of Campinas may become the ideal mediator of the local artistic universe and the promoter of a cultural pole relatively autonomous from São Paulo
Subject: Museu
Cidade
Arte - História - Bélgica
Espetaculo
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2008
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Britto_LucianaDultra_M.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.