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Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A arte no corpo
Title Alternative: The art of body
Author: Ohno, Maria Cecilia
Advisor: Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Abstract: Resumo: A dissertação consiste na apresentação do seitai-ho, um caminho de vida natural e integral sustentado por um conjunto de técnicas. Abordo os princípios, as principais técnicas ¿ katsuguen undo, yuki-ho e do-ho ¿ e como se dá o processo de implantação do mesmo no Brasil, através do Projeto Jardim dos Ventos. Afora esclarecer sobre esta prática, apresento-a como uma maneira sensível de nossa relação com o corpo, o movimento e conseqüentemente com a criação. Mostro que é possível, através de um processo de reconhecimento da própria natureza corpórea, chegar ao talento natural, desenvolver o próprio potencial e criar a partir da sabedoria que cada corpo manifesta: ele nos ensina o que e como devemos realizar. Mais do que isso, meu objetivo é mostrar que a partir da percepção interna de cada corpo, é possível chegar a uma sintonia entre os corpos, estabelecendo uma relação sutil e profunda, e criar de uma outra maneira. Trata-se de um trabalho de transformação que precisa muita dedicação, paciência e perseverança para encontrar o sentido de existência. É um investimento, em que com o tempo, se colhe maravilhosos resultados. Para isso recorri às traduções dos mestres japoneses que escreveram sobre o assunto. Por existir muita coisa escrita, focalizei a abordagem na introdução aos princípios e às técnicas mais fundamentais, para que o leitor possa compreender o que estamos realizando no Projeto Jardim dos Ventos, voltado para a educação corporal, à pesquisa e à criação em arte e para o intercâmbio com outras áreas. Trabalhei fundamentalmente com o livro Ordem, Espontaneidade e o Corpo, de Haruchika Noguchi, fundador de seitai-ho

Abstract: This dissertation consists of a presentation of the seitai-ho, a way of natural life supported by specific techniques. I analyze its principles, main techniques ¿ katsuguen undo, yuki-ho and do-ho ¿ and the process of its implementation in Brazil, by means of the project Garden of Wind. Following the explanation of the practice, I present it as a sensitive form of relationship with our own body, with movement, and therefore with creation. I demonstrate that it is possible, by means of a process of recognition of one¿s own body nature, to reach a natural talent, develop one¿s own potentials, and to create, based on the wisdom each body manifests: it teaches us what to do and how to do it. More than that, my objective is to show that based on the inner knowledge of our bodies, it is possible to reach harmony between bodies, establishing a subtle and profound relationship, and to create in another way. This is a work of transformation which requires dedication, patience and perseverance, to find the meaning of existence. That is a investment that, with time, bears marvelous fruits. I have made use of the translations of the Japanese master¿s texts about this subject. Due to the large amount of written material available, I have given priority on the introduction to the main principles and techniques, so that the reader may understand what we are reaching for in the project Garden of Wind. All of this is focused on corporal education, research and artistic creation, including interchange with other areas. Fundamentally, I have used the book Order, Spontaneity and the Body, by Haruchika Noguchi, the founder of the seitai-ho
Subject: Corpo
Sensibilidade
Performance (Arte)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: OHNO, Maria Cecilia. A arte no corpo. 2007. 192p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284650>. Acesso em: 8 ago. 2018.
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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