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Type: TESE DIGITAL
Title: Procedimentos para reformar um corpo = alternativas performáticas para corpos e objetos = Procedures for reform a body : performative alternatives for bodies and objects
Title Alternative: Procedures for reform a body : performative alternatives for bodies and objects
Author: Marcondes Cevales, Renan, 1991-
Advisor: Strambi, Marta Luiza, 1960-
Abstract: Resumo: Esta dissertação se debruça sobre minha produção em performance dentre os anos 2012 e 2014, analisando os seguintes trabalhos, em ordem cronológica: Desassossego (2012), Hipótese sobre a construção (2012), Hipótese sobre a construção (§2), (2014), Formulações ao insuporte (2014) e É certamente muito trabalhoso dizimar o que existe e ajustar o que é injusto (2014). A partir da análise formal e reflexiva, das performances e de seu processo de criação, busco desvelar os conteúdos trabalhados em cada uma, tendo os teóricos André Lepecki, Michel Foucault, Vilém Flusser e Giorgio Agamben meus principais interlocutores. Viso, com isso, apresentar possibilidades de problematização acerca do nosso entendimento usual da relação entre sujeito e objeto e encontrar outros modos do corpo experienciar essa troca, comumente associada a fins utilitários. Primeiramente analiso Desassossego e discuto, a partir de Lepecki, Foucault e Agamben, uma proposta de relação entre sujeito e objeto na qual ambos se reconhecem enquanto coisa dada, a partir do uso de objetos em performances. A partir da minha experiência como performer de outros artistas, que questionam o corpo a partir de lógicas de objetificação, analiso Hipótese sobre a construção e Hipótese sobre a construção (§2). Com a intervenção performática É certamente muito trabalhoso dizimar o que existe e ajustar o que é injusto penso principalmente sobre como opera a relação entre público e performer dentro dessa obra, a partir de Claire Bishop, autora que apresenta um olhar sobre a relação a partir de uma perspectiva antagônica. Por último, em Formulações ao insuporte, lanço mão de Vilém Flusser para pensar a relação entre corpos e objetos a partir do concepção de informação, apresentada pelo autor. Todas as reflexões são finalizadas por breves textos onde apresento significações possíveis das performances a partir da minha experiência de criação e realização

Abstract: This dissertation focuses on my performances from 2012 to 2014, analyzing the following works, in chronological order: Desassossego (2012), Hipótese sobre a construção (2012), Hipótese sobre a construção (§2), (2014), Formulações ao insuporte (2014) e É certamente muito trabalhoso dizimar o que existe e ajustar o que é injusto (2014). From a formal and reflective analysis of the performances and their creative process, I seek to reveal the contents worked on each one, making use of André Lepecki, Michel Foucault, Vilém Flusser and Giorgio Agamben as my main interlocutors. I also aim to question our usual understanding of the relationship between subject and object, finding other ways of the body experience this relation, commonly associated with utilitarian purposes. I first analyze and discuss Desassossego using Lepecki, Foucault and Agamben to propose a relationship between subject and object in which both are recognized as a thing, given given the increasing use of objects in performances. From my experience as a performer of other artists who question the body from logics of objectification, I analyze Hipótese sobre a construção e Hipótese sobre a construção (§2). With the performative intervention É certamente muito trabalhoso dizimar o que existe e ajustar o que é injusto I think about how that work operates the relationship between audience and performer, dialoguing with Claire Bishop, an author who presents a look at the relational aesthetics from a antagonistic perspective. Finally, in Formulações ao insuporte I bring Flusser to think about the relationship between bodies and objects from the concept of information presented by the author. All reflections concluded with short texts, which present some possible significance of my performances, based on my experience of creating and performing them
Subject: Arte
Performance (Arte)
Corpo como suporte da arte
Objeto (Estetica)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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