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Type: TESE DIGITAL
Title: A audiação notacional em músicos profissionais : um estudo sobre a construção imagética da partitura musical diante das limitações da memória
Title Alternative: Notational audiation of professional musicians : a study on the construction of auditory imagery of written music in respect to the limitations of memory
Author: Silva, Ronaldo da, 1977-
Advisor: Goldemberg, Ricardo, 1956-
Abstract: Resumo: Essa pesquisa de Doutorado apresenta um estudo exploratório com o objetivo de verificar de que maneira o grau de complexidade da música notada influencia a compreensão aural dos músicos profissionais tendo em consideração os limites da memória humana. Outro objetivo é avaliar empiricamente a natureza dos elementos estruturais de assimilação, reconhecimento e inferência na construção imagética de uma partitura musical e contextualizá-los à luz da teoria da audiação de Gordon. O delineamento da pesquisa pode ser considerado de natureza mista, com ênfase na abordagem quantitativa, e de formato pré-experimental. Para a realização da coleta de dados, a amostragem configurou-se de 23 músicos integrantes de orquestras e bandas sinfônicas, cameristas, recitalistas e solistas residentes nos Estados de São Paulo e Paraná, com experiência musical comprovada. Todos consentiram em participar do Teste de avaliação da compreensão musical (TACMus), instrumento de pesquisa desenvolvido especialmente para o presente estudo. O teste consistiu de atividades de leitura mental e performance instrumental/vocal sem e com o auxílio da partitura, além de respostas a questionário. De modo geral, os dados coletados nas atividades musicais e na resposta de um dos questionários foram analisados a partir dos resultados do teste não-paramétrico de Wilcoxon pareado e de Friedman, do t de Student pareado e foram computados os coeficientes de correlação de Spearman. Na última parte do trabalho, os dados analisados foram interpretados e resultaram em reflexões sobre a capacidade de retenção de elementos musicais de primeira e segunda ordem pela memória de trabalho visual, sobre a compreensão de aspectos imagéticos ligados aos estágios de audiação e, por fim, os relatos sobre o ponto de vista dos participantes são apresentados, utilizando-se o Discurso do sujeito coletivo numa proposta preliminar e livre, por meio de uma abordagem de natureza qualitativa. Alguns dos resultados ligados ao âmbito dessa pesquisa revelam o papel colaborativo e de dependência entre variáveis de primeira ordem no favorecimento da retenção dos agrupamentos rítmico-melódicos, a possibilidade de se atingir estágios de audiação mais elevados diante de um rendimento inferior de estágios anteriores, assim como, evidenciam que as variáveis de audiação tendem a se polarizar ao redor dos padrões rítmicos e dos padrões tonais por meio de uma abordagem mista de leitura (ascendente e descendente). Por fim, faz-se necessário relembrar sobre os limites do escopo metodológico do trabalho, tendo em vista a aplicação de seus resultados

Abstract: This doctoral research presents an exploratory study that aims to verify how the complexity degree of noted music influences the aural comprehension of musicians taking into consideration the limitations of human memory. Another aim of the study is to carry out an empirical analysis of the nature of the structural elements of assimilation, recognition and interference in the imagery construction of musical sheets and put them into context in the light of Gordon's audiation theory (2000). The research design can be considered of a mixed nature that emphasizes the quantitative approach, and has a pre-experimental format. In order to collect the data, a sample of 23 experienced musicians, members of orchestras and symphonic bands, chamber musicians, recitalist musicians and solo musicians living in the states of São Paulo and Paraná was considered for the study. All of them agreed to participate of the Test of musical comprehension evaluation (TACMus, in the Portuguese acronym), a research instrument especially created for this study. The test consisted of mental reading activities and instrumental/vocal performance with and without the aid of music sheets, as well as a questionnaire. The data was collected through musical activities and the answers to one of the questionnaires and later analyzed based on the results of the non-parametric paired test of Wilcoxon and Friedman's, and on paired Student's t-test, the coefficients of Spearman's correlation were also considered. In the last part of the study, the data is analyzed and interpreted providing reflections about the capacity of retention of musical elements of first and second order by visual working memory, about the comprehension of imagetic aspects linked to the audiation stages. In addition to this, the participants' reports with their points of view are presented using Collective Subject Discourse as a preliminary and free qualitative approach. Some of the results of this research reveal the collaborative role and the dependence between the first order variables in favor of the retention of rhythmic-melodic groups, the possibility of reaching higher stages of audiation in face of an inferior performance of earlier stages. The results also demonstrate that the audiation variables tend to polarize around rhythmic patterns and tonal patterns by means of a mixed approach to reading (bottom-up and top-down). Finally, it is necessary to reinforce the limits of the methodological scope of this research, considering the application of its results
Subject: Cognição
Audição
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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