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Type: TESE DIGITAL
Title: Correlações entre a leitura textual e o processo de audiação na leitura musical
Title Alternative: Correlations between the textual reading and audiation process in musical reading
Author: Junqueira, Maria Lucila Guimarães, 1956-
Advisor: Novo Junior, José Eduardo Fornari, 1966-
Abstract: Resumo: Sendo o som um elemento comum à música e à linguagem oral e considerando que ambas são atividades humanas paralelas com uma série de propriedades comuns aos dois domínios, este trabalho de pesquisa ¿ ação se propõe a partir da coleta e análise de dados a apresentar correlações entre os processos de leitura textual e o processo de audiação do musicólogo americano Edwin Gordon na leitura musical. Observaremos nesta correlação a existência de certos parâmetros comuns entre linguagem e música estabelecendo paralelos com a origem e o desenvolvimento das competências musicais e linguísticas no indivíduo (ontogênese) e da sua comunidade (filogênese), da mesma forma que destacaremos outros componentes integrantes como: o objeto sonoro, sua estruturação composicional e seu significado. A partir do consenso existente entre os neurocientistas, liderados pelo neurocientista francês Stanilas Dehaene, a respeito do fato que os leitores, frente a um texto, acessam duas vias de leitura simultaneamente (a lexical e a fonológica), este trabalho considera a possibilidade de estabelecimento de um paralelo entre os processos de leitura textual, tal qual descrito acima, e o de reconhecimento notacional e sonoro das notas musicais na partitura

Abstract: Being the sound a common element to Music and Oral Language and considering that they are parallel human activities with several characteristics in common, this work- action research aims by collecting and analyzing data to present the similarities between the textual reading process and the musical one based on Gordon¿s Musical Learning Theory, called "Audiation. In this correlation we shall verify that there are some equal parameters between music and language which are parallel with the origin and development of musical and linguistic abilities in individuals (ontological genesis) and communities (philo genesis) as well as we shall shed some light on others integral parts in this process such as the sound as an object, its structure and meaning. Given that there is a consensus among neuroscientists, led by the French neuroscientist Stanislas Dehaene that readers, when facing a text, activate two brain routes simultaneously (the lexical and phonological), this paper considers that one may establish a parallel that musical notational and recognition of musical notes as sounds do follow the same process
Subject: Leitura
Audiação
Neurociências
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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