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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientadores: Matteo Bonfitto Júnior, Tatiana da Motta Lima Ramospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent196 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleA precisão psicofísica = um estudo comparativo entre os espetáculos Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypsis cum Figurisde Jerzy Grotowski sob a ótica do binômio reprodutibilidade-espontaneidade = a comparative study of three of Jersky Grotowski's plays - Akopolis, The Constant Prince and Apocalypsis cum Figuris - from the point of view of the binomial reproducibility-spontaneitypt_BR
dc.title.alternativePsycho-physical precision : a comparative study of three of Jersky Grotowski's plays - Akopolis, The Constant Prince and Apocalypsis cum Figuris - from the point of view of the binomial reproducibility-spontaneitypt_BR
dc.contributor.authorOlinto, Lidia, 1982-pt_BR
dc.contributor.advisorBonfitto, Matteo, 1963-pt_BR
dc.contributor.advisorJunior, Matteo Bonfittopt_BR
dc.contributor.coadvisorMotta Lima, Tatianapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artes da Cenapt_BR
dc.subjectGrotowski, Jerzy, 1933-1999pt_BR
dc.subjectOrganicidadept_BR
dc.subjectPsicofísicapt_BR
dc.subjectAtorespt_BR
dc.subject.otherlanguageGrotowski, Jerzyen
dc.subject.otherlanguageOrganicityen
dc.subject.otherlanguagePsychophysicsen
dc.subject.otherlanguageActorsen
dc.description.abstractResumo: Na concepção mais usual da noção de "precisão cênica", o enfoque dado à dimensão formal · mostra-se mais evidente que outros aspectos de ordem não formal, como, por exemplo, as configurações de ordem psíquica do desempenho cênico. Todavia, essa acepção formalista, essencialmente próxima ao conceito tradicional de "coreografia" ou "marcação cênica", não poderia ser aplicada de maneira genérica. As propostas de alguns encenadores exigem do artista em cena (ator/bailarino/performer) uma precisão de caráter psicofísico, ou seja, um tipo de mobilização mais integral e consciente dos recursos atorais, sendo eles físicos e não físicos. Pode-se afirmar ser esse o caso de grande parte das experimentações cê nicas de Jerzy Grotowski, dentre as quais estão os espetáculos Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypsis cum Figuris - o trio de peças mais famoso no repertório do Teatro Laboratório. Esses espetáculos apresentam algumas especificidades em torno da precisão cênica em nível psicofísico e, partindo dessa premissa, a presente pesquisa se propõe a descrevê-las e discuti-las teoricamentept
dc.description.abstractAbstract: The regular use of the notion of "scenic precision" tends to give emphasis to its esthetical dimension, whereas the non formal aspects involved in the concept, as the psychic configuration of the scenic performance, are not taken into consideration. However, the first mentioned formalistic conception of scenic precision, which is close to the notion of choreography, should not be assumed and generally applied to all circumstances. One can consider that some staging propositions require from the artist - an actor, a ballet dancer or a performer - a psychophysical precision, an integral and conscious mobilization of his physical and non physical acting resources. This is the case of most of Jerzy Grotowski's productions as, for example, the famous plays Akropolis, The Constant Prince and Apocalyssis cum Fuguris. Based on this premise, this dissertation describes and discusses the peculiarities of these three plays with respect to the notion of scenic precisionen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationOLINTO, Lidia. A precisão psicofísica: um estudo comparativo entre os espetáculos Akropolis, O Príncipe Constante e Apocalypsis cum Figurisde Jerzy Grotowski sob a ótica do binômio reprodutibilidade-espontaneidade = a comparative study of three of Jersky Grotowski's plays - Akopolis, The Constant Prince and Apocalypsis cum Figuris - from the point of view of the binomial reproducibility-spontaneity. 2012. 196 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284600>. Acesso em: 21 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineArtes da Cenapt_BR
dc.description.degreenameMestra em Artes da Cenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameQuilici, Cassiano Sydowpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameMencarelli, Fernando Antoniopt_BR
dc.date.available2018-08-21T08:11:06Z-
dc.date.accessioned2018-08-21T08:11:06Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-21T08:11:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Olinto_Lidia_M.pdf: 11190474 bytes, checksum: bf072815a99c9c0b6f0921043078d66c (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284600-
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