Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284593
Type: TESE
Title: Natureza e cidade : a conceitualização e tratamento do residencial na publicidade imobiliária (análise contrastiva - décadas de 1970 e 2000)
Title Alternative: Nature and the city : the conceptualization and treatment in residential real estate adertising (contrastive analysis - the 1970 and 2000)
Author: Ferreira, Carlos Eduardo Paranhos
Advisor: Barbosa, Ivan Santo, 1951-
Barbosa, Ivan Santos
Abstract: Resumo: Desde ao menos os anos 1970, assiste-se à emergência de uma "onda verde", expressa nos meios audiovisuais por meio da questão ambiental e da procura por uma "melhor qualidade de vida". A contemporaneidade elege o "retorno à natureza" como um de seus axiomas, tendo a questão ecológica destaque especial no discurso de suas representações simbólicas, salientando-se o perfil desse enfoque, especialmente na publicidade e no turismo. Tomado o mercado imobiliário, dito de alto-padrão, na cidade de São Paulo, procura-se recortá-lo em duas diferentes temporalidades, interpretando-se os anúncios e catálogos impressos desse mercado, relativos aos anos 1970, vistos de maneira contrastiva em relação aos anos 2000. Como instrumento de análise do discurso publicitário, trabalha-se com o quadrado semiótico, desdobrado em octógono, segundo as proposições de Greimas, acrescidas do referencial teórico da dialogia bakhtiniana. Percebe-se, assim, o imaginário contemporâneo como artífice na construção de paisagens idílicas e edênicas, estabelecidas a partir da relação antitética entre o campo e a cidade, na exaltação das áreas verdes, dos jardins e dos bosques, localizados em áreas que podem ser definidas como o axis mundi desses novos tempos. Pretende-se, dessa forma, registrar a cambiante representação de natureza no mercado imobiliário da cidade de São Paulo

Abstract: From around the 1970?s on, the raise of a "green wave" has been noticed, expressed in the audiovisual media by the ecological matters and the pursuit of a "better quality of life". Contemporaneity elects the "return to nature" as one of its axioms and the ecologic issue takes a special role in the discussion of symbolical representations, stressing the focus on this profile, specially in publicity and tourism industries. Considering the real state market in São Paulo in its high standard, one try to split it into two different temporalities, interpreting those market advertisements and catalogs dated from the 70's, seen from an opposite angle when compared to those from the 2000?s. As an instrument of analisys of publicity speech, one works with the semiotic square concept, unfolded as an octagon, following the Greimas propositions and the theoretical reference of the bakhtinian dialogy. This way one may notice the contemporary imaginarium as an artificer in constructing idyllic and edenic landscapes, established from the antitethical relation between the countryside and the city, emphasizing the green areas, gardens and woodlands, found in areas which can be defined as nowadays new axis mundi. Through this project, it is intended to register the changing representation of nature in the imobiliary market in São Paulo
Subject: Publicidade
Anúncios
Paisagens - São Paulo (SP)
Análise do discurso
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ferreira_CarlosEduardoParanhos_D.pdf7.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.