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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Marília Vieira Soarespt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent220 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleMáscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativopt_BR
dc.title.alternativePhysical mask : poetic-thecnical aspects on the composition on the stage body from the perspective of the interactive interpreterpt_BR
dc.contributor.authorAgg, Katiapt_BR
dc.contributor.advisorSoares, Marilia Vieira, 1950-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMáscaraspt_BR
dc.subjectImprovisação na dançapt_BR
dc.subject.otherlanguageCorporeityen
dc.subject.otherlanguageDanceen
dc.subject.otherlanguageMasksen
dc.subject.otherlanguageImprovisation in danceen
dc.description.abstractResumo: A partir do olhar sobre a máscara e sua efetiva atuação no corpo cênico, desencadeou-se o interesse em pesquisar a maneira pela qual a essência deste elemento milenar, presente desde a origem da dança, pode manifestar-se na dança cênica da atualidade. Para tanto, este estudo parte da premissa de uma perspectiva integralizadora dos elementos de cena, tais como iluminação, cenário e figurino, para a expansão do entendimento e conseqüente composição da Máscara Corporal. Tal entendimento passa pela reflexão realizada por meio dos registros históricos no que se refere ao uso da máscara na dança cênica ocidental e dialoga com personalidades do cenário artístico atual da dança e do teatro. Os Laboratórios Corporais (LabCor 1 e 2) consolidaram a busca por referências aos questionamentos de como, quando e de que maneira a máscara corporal atua no processo criativo e potencializa o corpo cênico. Os laboratórios contaram ainda com o uso da saia e da luz negra como provocadores criativos do exercício cênico Aliança. Reconhece-se, assim, a máscara corporal como impulsionadora desse processo, ao propiciar ao corpo a sua desterritorialização, ou seja, um estado de suspensão promovido pelo distanciamento do corpo cotidiano e de seus referenciais já conhecidos. Ademais, a potencialidade transformadora, inerente à máscara, revela-se na relação do corpo com outros elementos cênicos na busca pela emergência de um Quem que dança ao interagir com o corpo cênico em outro tempo/espaçopt
dc.description.abstractAbstract: From the glance on the mask and its effective acting in the scenic body, the interest was awoken in investigating the way for which the essence of this thousand-year-old, present element, that is present since the origin of the dance, can manifest itself in the current scenic dance. To that end, this study starts from the premise of an integrated perspective of the scenic elements, such as lighting, scenery and costume, for the expansion of the understanding and consequent construction of the Physical Mask. This understanding occurs through the reflection carried out by means of the historical records of the mask use in the scenic western dance and interacts with personalities from the artistic current scenery of the dance and of the theater. The Physical Laboratories (LabCor 1 and 2) consolidated the search for references to the following questions: how, when and in which way the physical mask acts in the creative process and it intensifies the staging body. Over the laboratories there was still the use of the skirt as well as the black light as creative provocateurs of the scenic exercise Aliança. The physical mask is recognized like an impulse of this process, while it provides the body its deterritorialization, in other words, a state of suspension promoted by the distance of the daily body and of its already known referential systems. Furthermore, the transformative potentiality, which is intrinsic to the mask, is exposed in the relation of the body with other scenic elements in the search of the emergence of the one who dances while interacting with the scenic body in another time / spaceen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.citationAGG, Katia. Máscara corporal: aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo. 2012. 220 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284581>. Acesso em: 21 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineArtes Cenicaspt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Artespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGatti, Danielapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameViana, Fausto Roberto Poçopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNavarro, Grácia Mariapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameCruz, Maria Alice Ximenespt_BR
dc.date.available2018-08-21T15:33:32Z-
dc.date.accessioned2018-08-21T15:33:32Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-21T15:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Agg_Katia_D.pdf: 1789662 bytes, checksum: 3e6d5de4032f421aa98c8c1890956e48 (MD5) Previous issue date: 2012en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284581-
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