Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284570
Type: TESE
Title: A composição como decomposição = um olhar sobre a criação em dança = Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation
Title Alternative: Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation
Author: Almeida, Karina Campos de 1984-
Advisor: Silva, Eusébio Lobo da, 1952-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa apresenta um estudo sobre composição como decomposição em dança, sob o ponto de vista da experiência de atuação do ator-dançarino. Para tal, realiza se uma investigação teórica sobre o processo de elaboração formal em dança e seus possíveis elementos de construção, a partir das referências apresentadas principalmente por Dantas (1999) e Smith-Artaud (2000). Com o objetivo de agregar outras vozes sobre composição como decomposição em dança, a pesquisa apresenta reflexões elaboradas a partir de entrevistas realizadas com três artistas da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch: Helena Pikon, Julie Anne Stanzak e Morena Nascimento. A pesquisa compreende uma investigação prática, através da observação e participação ativa de três diferentes processos criativos: a criação do espetáculo "Era... Uma vez?", da companhia Terraço Teatro; "Impressões", da Seis + 1 Cia. de dança e o projeto "Narrativa e poética no processo de elaboração de dança para o vídeo", desenvolvido em um formato de residência artística na cidade de Londres, Reino Unido. A partir de uma articulação teórica-prática, pretende-se discutir como composição e decomposição se integram nos processos de criação das obras citadas nesta dissertação

Abstract: This research presents a study about composition as a decomposition process in dance, from the performance's actor-dancer experience point of view. We performed a theoretical investigation regarding the formal elaboration process in dance and its building elements suggested by the references, mainly Dantas (1999) and Smith-Artaud (2000). In order to incorporate other voices to the composition as decomposition in dance, the present research exposes reflections developed from interviews with three different artists from Tanztheater Wuppertal Pina Bausch: Helena Pikon, Julie Anne Stanzak and Morena Nascimento. Additionally, the research comprehends a practical investigation monitoring three distinct creative processes: the "Era... Uma vez?" piece creation, from Terraço Teatro; "Impressões", from Seis + 1 dance company and "Narrative and poetics in the process of devising dance for the screen", project developed during an artistic residence in London, United Kingdom. Linking theory and practice, it is intended discuss how composition and decomposition merge during the creation processes the works mentioned in the present dissertation
Subject: Dança
Composição (Arte)
Improvisação na dança
Coreografia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Almeida_KarinaCamposde1984-_M.pdf10.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.