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Type: TESE
Title: A capa convida : o design gráfico de Marius Lauritzen Bern para a editora Civilização Brasileira
Title Alternative: Every cover is an invitation : Marius Lauritzen Bern1s to the publisher Civilização Brasileira
Author: Naufel, Carina da Rocha
Advisor: Pfutzenreuter, Edson do Prado, 1957-
Abstract: Resumo: As capas de livros analisadas nesta pesquisa foram criadas por Marius Lauritzen Bern para a editora Civilização Brasileira na década de 60 no Brasil. Marius Bern foi um designer brasileiro autodidata que iniciou sua carreira através das artes plásticas durante um período em que não havia a formalização do ensino de design no Brasil. Sua parceria com a editora Civilização Brasileira foi estabelecida através do editor Ênio Silveira no ano de 1965, após a saída do designer Eugênio Hirsch. No período de 1965 a 1970, Marius Bern permaneceu como principal designer da editora Civilização Brasileira. A Editora Civilização Brasileira pertencia ao editor Ênio Silveira, intelectual reconhecido no campo cultural brasileiro e importante na resistência contra a ditadura no Brasil. Ênio Silveira foi o grande incentivador das mudanças no design dos livros da editora. Em 1960 houve uma ruptura das convenções gráficas na cultura editorial e, portanto no mercado de livros no Brasil. Circunstâncias específicas relativas ao exercício da atividade no período em questão, como o modo de criação e o processo de produção disponível então, foram abordados de modo a auxiliarem no entendimento do discurso gráfico das capas. Através da análise foi possível identificar algumas soluções visuais recorrentes na produção de capas de Marius Bern, o que permite algumas conclusões sobre sua produção

Abstract: This research focuses on analyzing Marius Lauritzen Bern's book cover production for Civilização Brasileira, during the 1960s. Marius was a self-taught designer who began his career in visual arts, in a time when the teaching of Design had still not been formalized in Brazil. Marius Bern began his partnership with the publishing Civilização Brasileira in 1965, through its visionary publisher Ênio Silveira. He joined them right after designer Eugênio Hirsch had left the company, and from 1965 to 1970 he stood as its chief designer. Ênio - owner of Civilização Brasileira - was considered an important Brazilian intellectual in the national cultural field and also an important figure in the fight against the military dictatorship. He was also the staunchest supporter of the changes adopted by the company in its book designs. The 1960s mark a twist in the graphic conventions adopted by the publishing culture and, therefore, in the Brazilian book market. Specific circumstances related to the practice of the profession, such as the ways in which book covers were created and the production processes that were available at the time, were addressed to ensure a better understanding of the graphic speech of the covers. Through the analysis it was possible to identify some recurrent visual solutions in Marius' book designs, which allow us to draw some conclusions regarding his work
Subject: Design gráfico
Livros - Capas
Projeto gráfico (Tipografia) - História
Desenho
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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