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Type: TESE
Title: Poéticas do lago e sua superfície : o cinema de Cao Guimarães
Title Alternative: Lake poetics and its surface : the cinema of Cao Guimarães
Author: Borges, Rafael de Almeida Tavares, 1987-
Advisor: Teixeira, Francisco Elinaldo, 1954-
Abstract: Resumo: Pesquisa sobre a obra do artista plástico e cineasta Cao Guimarães, considerando, em especial, os aspectos estéticos de seus trabalhos e as implicações políticas latentes provenientes da forma ensaística assumida por suas obras. O artista contemporâneo parte da escuridão de seu tempo e percebe as potências de linguagem camufladas nos detalhes mais ínfimos, materiais com os quais irá trabalhar para abri-los a um novo possível uso, a novos modos de perceber e sentir, a serem partilhados com aqueles que entram em contato com suas obras. A filmografia analisada se constituiu das seguintes obras em curtametragem: Otto - eu sou um outro (1998); The eye land (1999); Between - inventário de pequenas mortes (2000); Sopro (2000); Hypnosis (2001); Word/World (2001); Coletivo (2002); Volta ao mundo em algumas páginas (2002); Aula de anatomia (2003); Nanofonia (2003); Concerto para clorofila (2004); Da janela do meu quarto (2004); Atrás dos olhos de Oaxaca (2006); Quarta-feira de cinzas (2006); Peiote (2007); Sin peso (2007); El pintor tira el cine a la basura (2008); Mestres da Gambiarra (2008); Memória (2008); O sonho da casa própria (2008); O inquilino (2010). Já em longa-metragem, temos: O fim do sem fim (2001); Rua de mão dupla (2002); A alma do osso (2004); Acidente (2006); Andarilho (2006) e Ex isto (2010). Uma espécie de cartografia de suas poéticas - aqui denominadas poéticas do lago e sua superfície - é o que buscamos realizar no âmbito dessa pesquisa, por meio da construção de um percurso analítico junto às obras de Cao Guimarães

Abstract: Research on the work of the artist and filmmaker Cao Guimarães, considering, in particular, the aesthetic aspects and the latent political implications from the essayistic form assumed by his works. The contemporary artist parts from the obscurity of his period and realizes the language potential camouflaged in the finest details, materials in which he will work to open them to a possible new use, to new ways of perceiving and feeling, which will be shared with those who have contact with his works. The analyzed filmography consisted on the following short films: Otto - I am another (1998); The eye land (1999); Between (2000); Blow (2000); Hypnosis (2001); Word/World (2001); Bus (2002); Around the world in a few pages (2002); Anatomy class (2003); Nanophany (2003); Concert for clorophyll (2004); From the window of my room (2004); Behind Oaxaca's eyes (2006); Epilogue (2006); Peiote (2007); Weightless (2007); El pintor tira el cine a la basura (2008); Masters and Gambiarras (2008); Memory (2008); Veiled dream (2008); The tenant (2010). Already in feature film, we have: The end of the endless (2001); Two way street (2002); The soul of the bone (2004); Accident (2006); Drifter (2006) and Ex it (2010). A type of mapping of his poetics - here denominated as lake poetics and its surface - is what we intend to accomplish in this research, through the construction of an analytical course along the works of Cao Guimarães
Subject: Guimarães, Cao, 1965-
Cinema
Documentário (Cinema)
Politica no cinema
Ensaio
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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