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Type: TESE
Title: Chão de estrelas : modos de subjetivação produzidos em uma investigação artística sobre os videokês em Fortaleza
Title Alternative: Ground of stars : modes of subjectivation produced on an artistic research about videokes in Fortaleza city
Author: Monteiro, Ticiano Pereira, 1982-
Advisor: Teixeira, Francisco Elinaldo, 1954-
Abstract: Resumo: A presente investigação parte de um processo de criação artística videográfica experimental, na qual foram filmados cantores de videokê da cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Das inúmeras apresentações gravadas, algumas se destacavam, trazendo o problema: o que faz essas imagens mais intensas que outras? Como alguns poucos sujeitos conseguem, com o corpo, provocar sensações tão intensas no tempo de suas encenações? Do conjunto das gravações, oito foram escolhidas para compor o objeto deste estudo. A análise dessas imagens levanta como principais conceitos as ideias de dispositivo e processos de subjetivação, teorizadas principalmente por Michel Foucault e Gilles Deleuze, e a proposição da câmera como ferramenta de relação, defendida por Jean-Louis Comolli. Os conceitos são aprofundados e colocados em diálogo com outros autores, assim como com as imagens das quais emergiram. São destacados dois dispositivos essenciais às análises dos modos de subjetivação em jogo nas imagens: a câmera e o videokê. A partir daí evidenciam-se: as linhas de sedimentação, ligadas ao aspecto molar do dispositivo, presentes nas performances como reproduções dos espetáculos da cultura de massa; e as linhas de fratura, ligadas às apropriações criativas do dispositivo. Nelas são revelados como certos indivíduos realizam apropriações dos dispositivos e dos espetáculos midiáticos para produzir um conhecimento de si, sobre as formas como o corpo se põe em cena e produz momentos de intensidade na tomada. Conclui-se que são os processos de subjetivação como autoafecção que são capazes de produzir as imagens intensas. Por fim, como resultado deste processo, que transita entre a prática artística e a teoria, é realizada uma instalação audiovisual

Abstract: This research is based on an videographic experimental artistic process, in which footage of videoke's singers were made, in the city of Fortaleza, Ceara state's capital. Among the numerous recorded performances, some stood out, raising the problem: what makes these images more intense than others? How can a few individuals provoque, with their bodies, such intense sensations in their performances? Eight recordings were selected, from the entire set, to compose this study's object. From the analysis of these images emerges, as most important concepts, the ideas of device and process of subjectivation, mainly theorized by Michel Foucault and Gilles Deleuze, and the proposition of the camera as a tool for relationship, defended by Jean-Lous Comolli. Those concepts are examined in depth and put into dialogue with other authors, as well as with the images from which they emerged. Two devices are highlighted as essential to the analysis: the camera and the videoke. Based upon that, becomes evident: the lines of sedimentation, related to the devices' molar aspects, visible in performances as a reproduction of mass culture's spectacles; and the lines of fracture, linked to creative appropriation of the devices. Those cases reveals how certain individuals are appropriating the devices and midiatic spectacles in order to produce a knowledge about themselves, on the manners to impose the body on the scene and produce such intense performances. In conclusion, it is the processes of subjectivation as selfaffection that are capable of producing the intense images. Finally, as a result of this process, which, from the beginning, is both theoretical and artistic practical, an audiovisual installation is assembled
Subject: Videoarte
Documentário (Cinema)
Arte moderna
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2013
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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