Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284469
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Cidade Aprendente = um modelo de desenvolvimento de cidades que associa a valorização da aprendizagem às tecnologias de informação e comunicação
Title Alternative: Learning City : a city development model that associates the enhancement of learning to information and communication technologies
Author: Chebabi, Raquel Zarattini
Advisor: Valente, José Armando, 1948-
Abstract: Resumo: A constante e rápida evolução tecnológica modifica a forma como desempenhamos as tarefas diárias. A expectativa é que os recursos tecnológicos facilitem, agilizem e organizem a nossa rotina. Portanto, as pessoas e as organizações estão sempre em busca de melhores soluções para suas atividades adquirindo equipamentos e sistemas de informação e comunicação. Mas adquirir é só o primeiro passo. Várias cidades no Brasil e no mundo estão provendo computadores, laboratórios de informática, sistemas de informação e até mesmo sinal gratuito de Internet à população e à administração pública com o objetivo de aprimorar o desempenho das tarefas de trabalho, de ampliar o conhecimento, de levar a inclusão digital e social à comunidade. Porém, o que pudemos observar a partir deste trabalho, é que o segundo passo é saber exatamente como utilizar as ferramentas disponíveis para alcançar os resultados desejados. Utilizar tecnologia implica em mudar rotinas de trabalho, alterar fluxos de informação, modificar a comunicação e compreender as possibilidades reais existentes a partir de então. Assim como a evolução tecnológica é constante, constante também é o desafio de fazer com que ela seja meio de desenvolvimento. Neste trabalho, pesquisamos uma Cidade Digital para observar o impacto causado pela implantação de sistemas de informação para a gestão pública e pela disponibilização da Internet gratuita à população. Realizamos também, um estudo sobre os problemas, necessidades e potencialidades do município. Elaboramos e implantamos um modelo de desenvolvimento de cidades, o Cidade Aprendente, com foco pessoal, social, cultural e econômico, baseado na valorização da aprendizagem e na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis para mediar soluções. O modelo implantado proporcionou ações de aprendizagem, a descoberta de talentos da cidade e da comunidade, a organização para o trabalho colaborativo e a utilização adequada dos recursos tecnológicos disponíveis, visando o desenvolvimento da cidade

Abstract: There is a constant and rapid technological change in the way we complete our tasks every day. The expectation is that technological resources facilitate, streamline and organize our routine. Therefore, people and organizations are always looking for better solutions in their activities by acquiring equipment, information and communication systems. However, purchase is only the first step. Several cities in Brazil and the rest of the world are providing computers, computer labs, information systems and even free Internet access to the population and public administration, with the aim of improving the performance of work tasks and expanding knowledge, to provide digital and social inclusion to the community. But what we have seen from this work is that the second step is knowing how to use the available tools to achieve the expected results. Using technology involves changing work routines, information flows, communication, and understanding the real possibilities that exist thereafter. As technological change is constant, there is also the constant challenge of harnessing technology in support of development. In this study, we researched a Digital City to observe the impact of deploying information systems for public management and free internet on the population. After understanding the problems, needs and potential of the city, we created and implemented a city development project which focuses on personal, social, cultural and economic factors, based on the enhancement of learning and the appropriate use of Information and Communication Technology available to mediate solutions. The implemented model provided actions for learning, discovery of talents in the city and the community, organization of collaborative work, and appropriate use of available technological resources for the development of the city
Subject: Tecnologia da informação e comunicação
Comunidade - Desenvolvimento
Mídia digital
Aprendizagem
Etnologia - Trabalhos de campo
Pesquisa-ação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CHEBABI, Raquel Zarattini. Cidade Aprendente = um modelo de desenvolvimento de cidades que associa a valorização da aprendizagem às tecnologias de informação e comunicação. 2011. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284469>. Acesso em: 19 ago. 2018.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Chebabi_RaquelZarattini_D.pdf4.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.