Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284455
Type: TESE
Title: Entre cada lugar, em cada momento = desenhos e objetos em sobreposição
Title Alternative: Superpositions between drawings and objects, between each place in each time
Author: Peixoto, Simone de Arruda
Advisor: Weiss, Luise, 1953-
Abstract: Resumo: Este trabalho é a descrição de um processo criativo, tanto das reflexões teóricas quando da pratica em ateliê. Os procedimentos construtivos utilizados são o desenho e a gravura. No entanto, relacionados a eles, está o pensamento sobre aspectos processuais da fotografia na construção das imagens, através de uma postura documental para a criação de desenhos e através da criação de índices e da captura de imagens, utilizando procedimentos de gravura. Uma coleção de objetos escolhidos em parte pelo acaso, em parte pelo afeto, funciona como ponto de partida de experimentações para a prática artística. Assim, misturam-se as linguagens: desenho, gravura, fotografia e objeto na construção desse trabalho. As imagens representadas fazem parte do meu cotidiano, são detalhes lugares e objetos pessoais em desenhos e gravuras que são sobrepostos sucessivamente, denunciando uma passagem de tempo sobre os acontecimentos do cotidiano. Dessa maneira, os trabalhos não se concluem, permanecem sempre abertos para novas interferências. O texto está organizado em três capítulos: o primeiro "Tocar o Real", estabelece as relações entre o desenho, a gravura e a fotografia; o segundo,"Intimidade e Cotidiano", descreve a coleção de objetos, e como o cotidiano e a intimidade aparecem no trabalho; o terceiro, "Tempo e Presentidade", são considerações sobre as sobreposições de imagens e procedimentos, e como isso sugere temporalidade no trabalho

Abstract: The present work is a description of a creative process, from to the teorethical thinking to the practical work. The technics that are used are drawing and etching, but, in association to it is the thinking about technical aspects of the photography in the creation of images, this is done by the documental standarts of the drawing and by making indexes and capturing imagens from the etching proceedings. A colection of objects, chosen from affection or chance are a starting point for experiences in the practical work. Therefore, etching, drawing, photography and the object are combined in this works creation. The represented images are taken from the daily events, places, objects and details of the every day in drawings that are overlaied successively, showing the time passing from the daily events. Therefore, the works never ends; they stay for ever opened for new interferiences. This text is organized in three chapters: the first chapter "Touching Real" describes the relations among drawing, eacthing and photographie; the second chapter, "The daily and the intimacy" describes the objects collection and the way that the daily events and intimacy appears in this work; the third chapter "Time and presentness"
Subject: Desenho
Gravura
Processo de criação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Peixoto_SimonedeArruda_M.pdf53.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.