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Type: TESE
Title: Esculturas boschianas = expllorando possibilidades escultóricas a partir da obra de Hieronymus Bosch
Title Alternative: Boschian sculptures : exploring sculpture possibilities from the work of Hieronymus Bosch
Author: Covolan, Elaine Nunes de Aguiar
Advisor: Boccara, Ernesto Giovanni, 1948-
Abstract: Resumo: O trabalho aqui apresentado consiste de uma produção artística na área de poéticas visuais, em que foram desenvolvidas expressões escultóricas originais que encontram relações com a obra do pintor Hieronymus Bosch. A semelhança mais significativa não se apresenta tanto no aspecto formal, mas é vislumbrada em outra instância, na sondagem do homem interior, na busca das realidades profundas e comuns a todo ser humano. Esta dissertação inicia-se com a investigação do universo simbólico e conceitual do tríptico "O Jardim das Delícias", de Bosch, visando estabelecer um quadro de referências conceituais a partir do qual se consiga entrever relações entre esta obra e o trabalho aqui apresentado. A partir destas referências, as reflexões evoluem na direção de discutir a noção da identidade no tempo, a ambiguidade das relações entre conhecer e ser, e a importância do impulso vital, a vontade humana. Trata-se de indagações e perplexidades subjacentes ao próprio trabalho artístico da autora, que são elaboradas em forma dialogal com as visões de vários pensadores citados ao longo deste trabalho

Abstract: The work presented here consists of an artistic production in the area of visual poetry by which unique sculptural expressions have been developed that are in relationship with the works of the painter Hieronymus Bosch. The most significant similarity is not presented in the formal aspect, but it is seen in another instance, in the inquiry of the inner man, in the search of the profound realities common to every human being. This dissertation begins with the investigation of the conceptual and symbolic universe of the triptych "The Garden of Earthly Delights", by Bosch, aiming at to establish a conceptual frame of reference from which one can glimpse the relations between this work and the work presented here. From these references, reflections evolve towards discussing the notion of identity in time, the ambiguity of the relationship between knowing and being, and the importance of vital impulse, the human will. These are questions and concerns underlying the author's own artwork, which are elaborated in a dialoguing form with the views of various thinkers cited in this work
Subject: Bosch, Hieronymus, 1450?-1516
Escultura
Cerâmica
Religião
Filosofia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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