Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Jose Armando Valentept_BR
dc.descriptionTesse (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent257 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeTESEpt_BR
dc.titleA utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem = potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em redept_BR
dc.title.alternativeThe use of audiovisual resources in virtual learning communities : potentialities and limits to communication and knowledge construction in networkpt_BR
dc.contributor.authorRodriguez, Carla Lopespt_BR
dc.contributor.advisorValente, José Armando, 1948-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectComunidade virtualpt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subject.otherlanguageVirtual communityen
dc.subject.otherlanguageVirtual learning environmenten
dc.subject.otherlanguageOnline social networksen
dc.subject.otherlanguageInformation technology and communicationen
dc.subject.otherlanguageDigital inclusionen
dc.description.abstractResumo: Esta tese tem como objetivo mostrar de quais formas a utilização de recursos audiovisuais, como câmeras digitais, aparelhos portáteis multiplayer e ferramentas hipermidiáticas disponíveis em um ambiente de Educação a Distância (EAD), pode favorecer a comunicação e a construção de conhecimentos em rede em um contexto de Inclusão Digital. Esses recursos foram utilizados para o processo de interação e produção de conhecimentos por uma Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) em formação. Essa CVA, denominada Re@ge - Rede virtual de Agentes - instanciada no ambiente de EAD Tidia-Ae/Sakai, foi composta por pesquisadores, médicos, agentes comunitários de saúde, educador físico, enfermeiros e pessoas vinculadas aos espaços públicos de acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) do município de Pedreira, interior do estado de São Paulo (Brasil). Neste contexto, foram criadas situações colaborativas de aprendizagem onde os usuários/aprendizes se apropriavam dos procedimentos, estratégias e recursos disponíveis para coletar, discutir e gerar conteúdos multimidiáticos. Os conteúdos coletados eram compartilhados, discutidos e reelaborados pelos participantes na comunidade virtual e, posteriormente, distribuídos à população por meio de diferentes mídias. A metodologia utilizada para esta investigação foi a da pesquisa-ação e os dados coletados, por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante, foram analisados qualitativamente com o apoio do software para Classificação Hierárquica Implicativa e Coesiva (CHIC). A análise dos dados compilados explicitou como o uso dos recursos audiovisuais e ferramentas hipermidiáticas disponíveis, aliados às estratégias de capacitação utilizadas, possibilitaram as diferentes formas de expressão (texto, áudio, vídeo e foto), o estabelecimento da comunicação e a construção de conhecimentos entre os participantes da CVA. Com base nos resultados alcançados foi possível ainda compreender as potencialidades e os limites dos recursos disponíveis de forma que o seu uso pudesse ser capaz de incrementar o processo de interação, superando as limitações da capacitação nos moldes tradicionais e ampliando as possibilidades de aprendizagempt
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to show how the use of audiovisual resources, such as digital cameras, handheld devices and multiplayer tools available in a hypermedia environment for Distance Education (EAD), can help build communication and networking skills in a context Digital Inclusion. These funds were used for the process of interaction and knowledge production by a Virtual Learning Community (VLC) in training. This VLC, called Re@ge - Network Virtual Agents - instantiated in the distance education environment Tidia-Ae/Sakai was comprised of researchers, physicians, community health agents, physical educator, nurses and other people linked to public spaces Access Technologies Information and Communication Technology (ICT) in the municipality of Pedreira, the state of São Paulo (Brazil). Thus, we created collaborative learning situations where the users/learners take ownership of the procedures, strategies and resources to gather, discuss and generate multimediatic content. The contents collected were shared, discussed and reworked by the participants in the virtual community and then distributed to the population through different media. The methodology for this research was action research and data collected through questionnaires, interviews and participant observation, were qualitatively analyzed with the assistance of software for Hierarchical Classification Implicative and Cohesive (CHIC). The analysis of data compiled explained how the use of audiovisual aids and hypermedia tools available, combined with capacity building strategies used, allowed the different forms of expression (text, audio, video and photo), the establishment of communication and the construction of knowledge among participants of the VLC. Based on the results was impossible to understand the potential and limits of available resources so that their use might be able to boost the interaction process, overcoming the limitations of training in the traditional and expanding learning opportunitiesen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUEZ, Carla Lopes. A utilização de recursos audiovisuais em comunidades virtuais de aprendizagem = potencialidades e limites para comunicação e construção de conhecimentos em rede. 2011. 257 p. Tesse (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284424>. Acesso em: 18 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineArtes Visuaispt_BR
dc.description.degreenameDoutor em Artespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameHildebrand, Hermes Renatopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameBaranauskas, Maria Cecilia Calanipt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameLopes, Roseli de Deuspt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNeris, Vania Paula de Almeidapt_BR
dc.date.available2018-08-18T17:15:35Z-
dc.date.accessioned2018-08-18T17:15:35Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-18T17:15:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodriguez_CarlaLopes_D.pdf: 11016734 bytes, checksum: 6a2d545bb521a2719494194fb55a6e8b (MD5) Previous issue date: 2011en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284424-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rodriguez_CarlaLopes_D.pdf10.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.