Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284417
Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: A inspiração no canto erudito : um estudo sobre sequências de ações geradas pelo controle mental permanente resultando em eficiência inspiratória
Title Alternative: The breathing in opera singing : a study on sequences of actions induced by the conscious control of the respiratory system
Author: Cioromila, Mariana Doina Herzberg, 1952-
Advisor: Ostergren, Eduardo, 1943-
Ostergren, Eduardo Augusto, 1943-
Abstract: Resumo: A técnica vocal é uma ferramenta poderosa na construção de um instrumento tão complexo como a voz! Estudar técnica vocal é um caminho que deve ser trilhado, sem que se possa evitá-lo, por todos aqueles que querem estudar canto. O trabalho ora apresentado expõe os resultados de uma pesquisa efetuada com o objetivo de facilitar o ato de inspiração de ar no canto erudito. Uma pesquisa como esta se justifica e, certamente, poderá contribuir para o segmento do canto lírico, sobretudo na área acadêmica. Em busca de uma fundamentação teórica que nos ajude a trazer conclusões para a nossa pesquisa, destacamos uma bibliografia selecionada e adequada aos nossos propósitos. Todavia esta seleção, como não podia deixar de ser, também é limitada. Contudo essa limitação é proposital, tendo em vista não constituir objetivo deste trabalho esgotar a bibliografia pertinente ao tema em questão. Destacamos também a experiência e a pesquisa pessoal desta autora, que nos trouxe ao pensamento conceitual próprio ao que está sendo oferecido pelos cantores e estudiosos do canto lírico. Para fundamentar nosso trabalho, pesquisamos alguns livros de cantores de música erudita e professores de canto, tais como: Lilli Lehmann, Lucien Manén, Franzisca Martinessen-Lohmann, Hilde Sinnek, Harald Stamm, Jon Piso, Paulo L. Moreira, e outros de profissionais da saúde ou médicos que estudaram as questões da voz, como Whitaker. Mostraremos as partes de Anatomia Humana, que confirmam a importância de cada parte do corpo e buscamos explorar ao máximo essa potencialidade desenvolvendo uma sequência de ações conscientes a serem executadas no momento da inspiração para cantar. Colocamos desenhos que vêm apoiar, visualmente, as nossas propostas. Mostramos em dois desenhos de anatomia humana, esta sequência de movimentos que defendemos. E por fim, usando como estudo de caso o papel de Adalgisa, analisaremos dois duetos da Opera Norma de Bellini, demonstrando a aplicação prática dessa sequência pré-determinada e consciente de movimentos no ato de inspiração para o canto erudito, sugerindo, em especial um modo de inspirar o ar para as frases mais longas

Abstract: A vocal technique is a powerful tool when constructing a very complex instrument such as the voice. Studying vocal techniques is a path that must be accomplished without being avoided by whoever wants to study singing. The work presented on this thesis contains a research carried out aiming to make the act of air breathing in easier in the erudite singing. A research like this justifies and, certainly, will be able to contribute to lyrical singing, especially in the academic area. Searching a theoretical foundation which helps us bringing conclusions to our research, we highlight the convenient and specified bibliography (but consciously limited), the experience and personal research that brought to our own conceptual thoughts about what is being offered by singers and students of lyrical singing. To be able to found our work, we have searched among others, books from erudite music singers and singing teachers such as: Lilli Lehmann, Lucien Manén, Franzisca Martinessen-Lohmann, Hilde Sinnek, Harald Stamm, Jon Piso, Paulo L. Moreira, or doctors who study the voice matters such as Whitaker
Subject: Técnica vocal
Canto
Ópera
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: CIOROMILA, Mariana Doina Herzberg. A inspiração no canto erudito: um estudo sobre sequências de ações geradas pelo controle mental permanente resultando em eficiência inspiratória. 2011. 120 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284417>. Acesso em: 20 ago. 2018.
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cioromila_MarianaDoinaHerzberg_D.pdf6.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.