Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284375
Type: TESE
Title: Movimento, percepção, imaginação e a via artística : o método Feldenkrais de educação somática como parceiro para o treino de dançarinos
Title Alternative: Movement, perception, imagination and the artistisc way : the Feldenkrais method of Somatic education as a partner for the training of dancers
Author: Yakhni, Mathilda, 1959-
Advisor: Andrade, Antonieta Marilia de Oswald de, 1945-
Abstract: Resumo: O presente estudo tem como ponto de partida a idéia de que o Método Feldenkrais de Educação Somática pode ser um interessante parceiro no treino e no desenvolvimento de dançarinos de diferentes técnicas e estilos. A expectativa, ao longo do processo, é saber se os dançarinos participantes percebem diferenças em seu treino cotidiano após terem vivenciado o processo proposto. Para captar a idéia de cada participante sobre dançar, treinar e sobre o processo vivido durante o presente estudo foram utilizados entrevistas e observação de desempenho dos dançarinos enquanto realizavam seus treinos (gravados em vídeo), antes e depois de passarem pelo processo do Método Feldenkrais de Educação Somática. Os dados obtidos foram analisados com métodos qualitativos explicitados no decorrer da análise. Os resultados obtidos confirmaram a expectativa de que os dançarinos podem ser beneficiados pelo Método Feldenkrais de Educação Somática

Abstract: The present study takes as its starting point the idea that the Feldenkrais Method of Somatic Education can be an interesting partner in the training and development of dancers of different techniques and styles. The expectation over the proceedings is whether the dancers perceive differences in their training routine after having experienced the process proposed. In order to capture the idea of each participant on dance, train and on the process experienced during this study I used interviews and observation of performance while the dancers perform their practice (videotaped), before and after undergoing the process of the Feldenkrais Method of Somatic Education. The data are analyzed with qualitative methods. The results confirm the expectation that the dancers can benefit from the Feldenkrais Method of Somatic Education
Subject: Dança na arte
Movimento (Dança)
Corpo e mente
Imagem corporal
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Yakhni_Mathilda_M.pdf21.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.