Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284368
Type: TESE
Title: A Voz e o Campo de Visão
Title Alternative: The Voice and the Field of Vision
Author: Castro, Rodrigo Spina de Oliveira, 1978-
Advisor: Lazzaratto, Marcelo Ramos, 1967-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como foco estudar as vocalidades dos atores no jogo improvisacional desenvolvido pelo prof. Dr. Marcelo Lazzaratto chamado Campo de Visão, que possui apenas uma única regra em sua dinâmica: seguir qualquer movimento que entre no campo de visão do ator. Sendo o Campo de Visão um jogo muito simples e amplo, múltiplos aspectos que compõem a voz do ator em ficção foram aprofundados, entre eles: o silêncio, a respiração, o espaço e sua acústica, a palavra, entre outros. Alguns aspectos técnicos da emissão vocal também foram estudados no jogo: articulação, dicção, caixas de ressonância, timbre, registro e ritmo, sempre integrados à criação poética do intérprete. Para a solidificação das reflexões, este estudo confrontou idéias de alguns pensadores, filósofos, artistas e cientistas com aquelas que Lazzaratto já desenvolvera em suas pesquisas acadêmicas e junto à Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, grupo que desenvolve seu trabalho artístico aprofundando se no Campo de Visão há mais de 10 anos, sendo eles: Grotowski, Artaud, Cecily Berry, Sara Lopes, Tomatis e Novarina, entre outros. Além disso, para a verticalização da investigação, reuniu-se um grupo de atores de diversas formações que, por seis meses, em encontros semanais, pesquisou algumas especificidades da voz no Campo de Visão, procedimento que acabou sugerindo-nos a maior parte dos conceitos que aqui foram estruturados. Focando a expressão vocal dos atores, esta dissertação está apoiada na aliança entre a pesquisa prática realizada, os pensadores estudados e a minha própria experiência pessoal como ator perante o Campo de Visão, enquanto procedimento de investigação e como linguagem cênica, em específico no espetáculo Ifigênia, realizado pela Companhia Elevador

Abstract: This research focuses on studying the actors voice in the improvisational game developed by PhD. Marcelo Lazzaratto called Field of Vision, which has only one rule in its dynamics: follow any movement that appears on the field of vision of the actor. As the Field of Vision is a very simple and vast game, many aspects that make up the voice of the actor in fiction was deepened during the research, being: the silence, breathing, the space and its acoustics, the word, among others. Some technical aspects of vocal production were also studied in the game: articulation, diction, resonance, timbre, register and rhythm, for example, always integrated to the interpreter poetics. For the solidification of these considerations, this study confronts ideas of some thinkers, philosophers, artists and scientists with the ideas Lazzaratto has developed in his academic researches and at the Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, a theatre company that has been researching the Field of Vision for more than 10 years, naming: Grotowski, Artaud, Cicely Berry, Sara Lopes, Tomatis and Novarina, among others. In addition, to further the investigation, there was a group of actors from different backgrounds, which, during six months in weekly encounters, researched some specific voice aspects in the Field of Vision, which was responsible for most of the concepts here structured. Focusing on the vocal expression of the actors, this study rests on an alliance between practical research, the authors that were studied and my own personal experience as an actor inside the Field of Vision as a investigation procedure and theatrical aesthetics, specifically in the play Ifigênia, performed by Companhia Elevador
Subject: Voz
Silêncio
Respiração
Expressão
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Castro_RodrigoSpinadeOliveira_M.pdf21.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.