Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284365
Type: TESE
Title: O espaço diminuto : o espaço como potência
Title Alternative: Small space : space as potency
Author: Jemene, Rafaela de Moura, 1970-
Advisor: Silva, Ivanir Cozeniosque, 1953-
Abstract: Resumo: A presente dissertação mostra a vivência que ocorreu no período de um ano em um pequeno quarto que era parte de uma grande casa situada na Rua Simpatia, no bairro da Vila Madalena, zona Oeste da cidade de São Paulo. Durante este período, o Quartinho foi o espaço, onde realizei diversos trabalhos artísticos e também pesquisei algumas linguagens como: fotografia, desenho de computador, desenho de observação. Alguns tipos de impressão digital também foram experimentados, em papel fotográfico, em papel algodão, em adesivos, papéis de cores, gramaturas e tamanhos diversos. A minha intenção, a principio, era a observação de um espaço vazio e como as mudanças ocorrem no decorrer da passagem de tempo em um período, em um espaço determinado. Com este propósito, a busca artísticas foi realizada. As principais preocupações foram as perguntas: Que espaço é este? e Qual seria diferença entre espaço e lugar? Neste sentido a prática e as elaborações conceituais foram feitas. Visando esclarecer alguns pontos, dois artistas - Gordon Matta-Clark (1943 - 1978) e Giovanni Battista Piranesi (1720 - 1778) - foram estudados em seus pontos de atuação, levando em conta o contexto histórico de cada um, procurando similitudes e diferenças entre suas buscas artísticas e a que fiz neste no Quartinho, objeto de estudo aqui apresentado. Um ponto que me pareceu comum às práticas artísticas dos artistas citados, foi a interpretação que cada um fez do espaço tridimensional na bidimensionalidade, sobretudo Gordon Matta-Clark, utilizando a fotografia e Piranesi, e fez uso da gravura e do desenho

Abstract: This papers shows my experience occurred during one year in a small room that was a part of a large house situated in Simpatia Street, Vila Madalena, west of the city of São Paulo. During that period, I produced several works and studied some forms of art such as: photography, computer drawing and observation drawing. I tried different types of digital printing on photographic paper, cotton paper, adhesives and ordinary paper in a variety of colors, weights and sizes. At first my intention was the observation of an empty space and how changes occur in a period of time, in a particular area. For this purpose, I performed my artistic search. My main concerns were: "What place is that?" and "What is the difference between space and place?" Have these questions in mind, I performed the practice and conceptual elaborations. In order to clarify some points, two artists - Gordon Matta-Clark (1943 - 1978) and Giovanni Battista Piranesi (1720 - 1778) - were studied in their points of action, taking into account their historical background, looking for similarities and differences between their pursuits and mine, in the small room, object of the study presented here. One point that seemed common to their artistic practice was the interpretation that each made of a three-dimensional space in two dimensions, especially Gordon Matta-Clark using photography, and Piranesi using engraving and drawing
Subject: Tempo na arte
Espaço (Arte)
Arquitetura - Arte
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2012
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Jemene_RafaeladeMoura_M.pdf157.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.