Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284364
Type: TESE
Title: Música : da casa à escola de educação infantil e ensino fundamental
Title Alternative: Music : from home to school child education and elementary school
Author: Siqueira, Egle Maria Luz Braga Zamarian de
Advisor: Tank, Niza de Castro, 1931-
Abstract: Resumo: A Música, como modalidade de conhecimento ou como forma de expressão, tem caracterizado uma presença marcante na história do desenvolvimento cultural do Brasil. Considerando as inúmeras possibilidades da Música no processo de ensino, esta dissertação busca refletir sobre sua aplicação em Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, partindo de uma concepção construtivista, utilizando conceitos de antropologia cultural e sob a ótica da arte-educação, e descreve experimentos realizados em salas de aula entre os anos de 1992 e 1999. Sob o enfoque qualitativo, utiliza-se a canção como principal material de apoio, escolhida pelo fato de constituir o grande manancial da cultura musical brasileira e trazer em seu bojo importantes elementos referentes à sua linguagem: apreciação contextualização histórica da letra, de compositores e de autores, observação da instrumentação, arranjo e outros. Nestes elementos encontramos rica fonte de conhecimentos musicais, essenciais para a formação básica cultural da criança no processo constituitivo de um público fruidor no contexto musical, a fim de resgatar uma platéia ouvinte. A prática de trabalhar música, partindo da canção, com alunos na faixa etária compreendida de três a dez anos, revelou suas diversas potencialidades concretizando o sucesso das estratégias adotadas e aqui analisadas. Em outubro de 1999 foi realizada a gravação do CD intitulado "Coral da Escola Nova de Mococa", parte integrante desta dissertação

Abstract: Music as a model of knowledge, or just as one way of expression has a strong effect in Brazil cultural development. This dissertation deals with the many possibilities of music as a teaching tool for pre-school and grades 1-8, based on a conception of the constructivism, as well as cultural anthropology and art-education concepts. It describes experiments that were realized in the classroom between 1992/1999. Under the qualitative side it is convenient to make use of songs, since they are a fountainhead of Brazilian Musical Culture. It leads us to believe that is possible to bring out some very important elements such as: language, lyrics, history, composers, instrumentation, arrangement, and communication of the meaning of the words. From these elements we find a very rich musical source route which is essential for the development of the children's culture, and also in the process of creating new audience. The experience of working with songs, with the pupils from 03 to 10 years old, proved that it is possible to work and develop the strategies determined and analyzed through songs with success. In October 1999 was recorded a CD "Coral da Escola Nova" which is part of this dissertation
Subject: Música na educação
Musica (Primeiro grau)
Música na educação pré-escolar
Canto coral infanto-juvenil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Siqueira_EgleMariaLuzBragaZamariande_M.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.