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Type: TESE
Title: A "vida" da cena : um estudo da corporeidade do ator em estado de expressão cenica
Title Alternative: The "life" of the scene : a study of the actor's corporality in scenic expression state
Author: Leite, Martha Dias da Cruz
Advisor: Silva, Eusébio Lobo da, 1952-
Abstract: Resumo: Este presente trabalho tem como objetivo realizar uma série de reflexões sobre o fenômeno da presença de ¿vida¿ na representação do ator. Como ponto inicial para esta tão complexa discussão, partimos de um estudo do conceito de Centelha da Vida (termo metafórico criado pelo diretor inglês Peter Brook para falar sobre a ¿vida¿ que emana de uma cena e a torna interessante e envolvente para quem a assiste) e ampliamos, postumamente, a discussão para outros autores como: Stanislavsky, Grotowski e Burnier. Para tanto, adotamos o pressuposto do ator como uma corporeidade que se relaciona com outras corporeidades (que no caso seriam os demais atores e o público) utilizando como suporte as teorias de Merleau-Ponty e os estudos de Antônio Damásio sobre corpo e mente. Como forma de investigação, propomos duas frentes de laboratórios práticos de criação: a pesquisa com a linguagem de sinais aplicada à cena e uma observação e análise do processo de criação da peça ¿Intersecções: peças curtas de Harold Pinter¿. O intuito de tais laboratórios foi efetuar uma investigação sobre a questão da organicidade da representação do ator, aproveitando a semelhança entre as essências dos conceitos de Centelha da Vida, verdade teatral e organicidade

Abstract: This work aims to carry out a series of reflections on the phenomenon of the presence of ¿life¿ during the actor¿s performance. As a starting point for such a complex discussion, we consider the study of the concept Spark of Life (a metaphorical term minted by English director Peter Brook to describe the ¿life¿ which emanates from a scene making it interesting and involving for the audience) further extending the discussion to other authors such as: Stanislavsky, Grotowski, and Burnier. In order to accomplish our objective, we have adopted the presupposition of the actor as a corporality who interacts with other corporalitys (being them other actors and the audience) using as theoretical support Merleau-Ponty¿s theory and Antônio Damásio¿s studies about body and mind. As an investigative method we have proposed two different practical creation laboratories: the research on sign language applied to the scene, and the observation and analysis of the creation process of the play ¿Intersections: Harold Pinter¿s short plays¿. The objective behind those laboratories was to conduct an investigation into the actor¿s performance organicidade, taking advantage of the similarities in the essences of the concepts Spark of Life, theatrical truth and organicidade
Subject: Brook, Peter, 1925-
Teatro
Representação teatral
Corporeidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2006
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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