Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284355
Type: TESE
Title: O corpo conectado : a poética do in(di)visível na construção da dramturgia corporal
Title Alternative: The connected body : the poetics of the in(di)visible in the construction of the corporal dramaturgy
Author: Nuñez Medina, Vivian Alexandra
Advisor: Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa apresenta uma reflexão e articulação teórico-prática sobre a poética e construção da dramaturgia corporal a partir dos conceitos pneuma, qi e prana, os quais foram indagados em laboratórios práticos de treinamento, exploração coreográfica e criação cênica. O Corpo Conectado apresenta-se como um termo que condensa a idéia de um todo in(di)visível do ser cênico: corpo físico e espírito em movimento unidos, fusionados e potencializados através de uma série de princípios e metáforas que apontam aos aspectos invisíveis, mas perceptíveis do corpo. Estabelecendo um diálogo com artistas como Kandinsky, Alex Grey, Mark Olsen e Yoshi Oida, esta pesquisa formula a idéia de que obra e criação encontramse permeadas por um componente espiritual, por tanto a dramaturgia do corpo e do movimento, pode ser entendida como uma organização interior, uma dramaturgia da alma, uma forma de estruturar e organizar os invisíveis que sustentam o gesto, à ação física e o movimento. Entrelaçando delicadamente uma rede de reflexões e experiências práticas interdisciplinares, esta pesquisa aborda noções da anatomia sutil e energética do corpo em relação com a prática criativa e o treinamento cênico, onde conflui o que finalmente chamaremos de princípios e manifesto de dramaturgia e criação do corpo conectado

Abstract: This research presents a reflection and a theoretical-practical articulation about the poetics and construction of corporal dramaturgy from the concepts pneuma, qi and prana, which were investigated in laboratories of training, choreographic explorations and scenic creation. The Connected Body is presented as a term that condenses the idea of a whole in(di)visible of the scenic being: physical body and spirit in movement, united, fused and enhanced through a series of principles and metaphors that point to the invisible, but perceptible aspects of the body. By establishing a dialogue with artists such as Kandinsky, Alex Grey, Mark Olsen and Yoshi Oida, this research formulates the idea that the work of art and creation are permeated by a spiritual component; therefore, body and movement dramaturgy, can be understood as an inner organization, a dramaturgy of the soul, a way to structure and organize the invisibles that support the gesture, the physical action and the movement. Delicately interlacing a network of interdisciplinary thoughts and practical experiences, this research addresses subtle and energetic notions of the anatomy of the body in relation to the creative practice and scenic training, which finally merges in what we call as principles and manifest of creation and dramaturgy of the connected body
Subject: Dança
Teatro
Teatro (Literatura) - Técnica
Processo de criação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2011
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
NunezMedina_VivianAlexandra_M.pdf8.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.