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Type: TESE
Title: O horizonte de sagrado na obra do cineasta russo Andrey Tarkovsky : o caso Andrey Rublev
Title Alternative: The sacred horizon in the work of the russian film-maker Andrey Tarkovsky: the movie Andrey Rublev
Author: Santiago Junior, Francisco das Chagas Fernandes
Advisor: Passos, Antônio Fernando da Conceição, 1943-
Abstract: Resumo: Nesta dissertação, proponho identificar o impulso criador do cineasta russo Andrey Tarkovsky por meio da chave interpretativa que chamo de horizonte de sagrado. O objetivo da pesquisa foi compreender como e quais as repercussões do sagrado, ou seja, a expressão da transcendência, como horizonte da prática criativa e teórica do cineasta. Na tentativa de expressar o transcendente por meio da imagem do cinema, o realizador desencadeou mudanças na forma de configurar a narrativa cinematográfica. Para entender essa dinâmica, realizo uma leitura sócio-histórica da construção das concepções teóricas e dos filmes de Andrey Tarkovsky. Procurei reconstituir o espaço de experiência que permitiu ao cineasta desenvolver suas idéias e seus filmes, bem como demonstrar a presença do sagrado na obra fílmica do realizador por meio da análise de duas seqüências do filme Andrey Rublev

Abstract: In this text, I aim try to identify the creative impulse of Russian film-maker Andrey Tarkovsky by means of the interpretativa key that I call horizon of sacred. The objective of this is to understand what are and which are the repercussions of the sacred, or either, the expression of the metaphysic feeling, as horizont of the creative and theorical practical of director. In the attempt to express transcendence by means of the movie image, the producer caused changes in the form of configuring the cinematographic narrative. To understand this dynamic, I carry through a socio-historical reading of the construction of the theoretical conceptions in the films of Andrey Tarkovsky. I tried to reconstitute experience space that allowed the film-maker to develop his ideas and his films, as well as demonstrate the presence of the sacred one in the director¿s movie craft analising of two sequences of the film Andrey Rublev
Subject: Tarkovski, Andrei Arsensevich, 1932-1986
Cinema - Estética
O Sagrado
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2005
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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