Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284334
Type: TESE
Title: Metodo de ensino integral da dança : um estudo do desenvolvimento dos exercicios tecnicos centrado no aluno
Author: Silva, Eusébio Lobo da, 1952-
Advisor: Serra, Sylvia Monica Allende, 1944-
Abstract: Resumo: O objetivo deste trabalho: "Método de Ensino Integral da Dança. Um Estudo do Desenvolvimento dos Exercícios Técnicos Centrado no Aluno" é criar instrumentos que possibilitem o desenvolvimento de uma habilidade motora específica para o dançarino, a partir do potencial de cada indivíduo, sem que este desenvolvimento esteja desvinculado da sua pessoa. Adotamos os conceitos de: a) Tendência Atualizante definido por ROGERS, b) de Ser Integral da filosofia oriental, principalmente exposto por HUANG, LIANG, LIU, BIN, etc., c) de Unidade Psicofísica definido por todos os autores pesquisados neste estudo, os quais coincidem no respeito à individualidade do sujeito e na a sua capacidade de auto-compreensão e auto-desenvolvimento. A idéia de tendência ao crescimento enunciada por ROGERS (1969, 1974, 1977) (Tendência Atualizante) abre-nos novos horizontes na compreensão do processo de ensino/aprendizagem em Exercícios Técnicos de Dança. Isto é dizer que o professor de dança busca alcançar a liberação desta potencialidade no processo educativo da dança. Aplicamos alguns aspectos básicos destas abordagens num inter-jogo teórico prático visando a elaboração de um novo método que permita ao aluno de dança desenvolver seu repertório expressivo de forma global. Acreditamos que o processo de desenvolvimento do dançarino que parta da premissa da Tendência Atualizante permite o desenvolvimento de uma habilidade motora, sem por isto excluir as técnicas tradicionais e sem que esta habilidade fique separada da sua globalidade. ...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital

Abstract: The objective of this work: "An Integral Teaching Method of Dance. A study of the Development of Technical Exercise in the Student Centered Approach, has the purpose of creating instruments to enable the dancer to develop a specific motor skill. In order to achieve this goal, we start from each individuals potential value, without separating its development from the person as a whole. We adapted the concepts of: a) Actualizing Tendency defined by ROGERS (1977); b) the idea of Integral Being of the oriental philosophy, mainly expressed by HUANG (1973), among others (LIANG, 1977; LIU, 1974, 1986; EDDE, 1986; BN, 1982; CATHERINE, 1981); c) the Psychophysical harmony defined by each author surveyed in this study, which coincide with the caring and respect to the person's individuality, as well as to his capacity for self-understanding and self-development. The idea of Actualizing Tendency conceptualized by ROGERS (1969, 1974, 1977) spread out the scope of the understanding of the teaching/learning processes in Technical Dance Exercises. We applied some basic aspects of these approaches in a theoretical-pratical interplay, aiming to elaborate a new method of developing the dance student's expressive repertory in a global manner. This is to say that the dance teacher seeks to release the student's potentiality within the dance educational process. ...Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations
Subject: Rogers, Carl R (Carl Ransom), 1902-1987
Dança - Estudo e ensino
T'ai chi chuan
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1993
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_EusebioLoboda_D.pdf4.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.