Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284325
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão
Title Alternative: Mediated interpretation & technological interfaces for percussion
Interpretação mediada e interfaces tecnologicas para percussão
Author: Traldi, Cesar Adriano
Advisor: Manzolli, Jônatas, 1961-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa estuda a postura do músico ao interpretar obras contemporâneas nas quais atua com seu instrumento, com dipositivos eletrônicos e processamento computacional ao vivo. Este cenário de pesquisa é denominado Interpretação Mediada. Para discorrer sobre este tema, a dissertação apresenta uma breve narrativa das origens da música eletroacústica, passa pela música mista e chega à interpretação de obras mediadas. Em seguida, são observados três aspectos relevantes: elementos de performance, dispositivos de captação e processamento e discute-se a conceituação de gesto interpretativo e cênico. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa utiliza-se de Oficinas de Interação onde, aos elementos da técnica dos instrumentos de percussão, é agregado o uso das interfaces estudadas. Como resultado é apresentado um conjunto de ensaios interpretativos para marimba e outros instrumentos; neles utilizam-se baquetas interativas, processamento através de captação por microfone e improvisação com multipercussão e dispositivos eletrônicos ao vivo. Como conclusão do trabalho, discute-se que, nos processos de interpretação mediada, deve haver uma busca por um equilíbrio interpretativo entre a técnica tradicional e a liberdade e espontaneidade proporcionadas por novas interfaces. O intérprete utiliza sua técnica instrumental de maneira ampla, potencializando aspectos da linguagem musical contemporânea, explorando novas sonoridades e adquirindo conhecimento e experiência sobre a utilização de dispositivos eletrônicos em performances interativas

Abstract: This research studies the musician?s techniques when interpreting contemporary works in which he/she interacts with a musical instruments, live electronics and real-time computer processing. This study framework is called here as Mediated Interpretation. This dissertation presents this subject with a brief narrative on the origins of electroacoustic music, followed by mixed music and arriving to the interpretation of mediated works. Further, three relevant topics are described: elements of performance, sensing and processing devices and a discussion on concepts of interpretative and scenic gestures. This research makes use of Interaction Workshops, where a set of interfaces is studied along techniques of percussion instruments, as methodological procedure. As a result, interpretative sketches for marimba and other instruments are presented; interactive sticks, sound processing through microphone capitation and improvisation with multi-percussion and live electronics are tested. The dissertation?s conclusion points out that in processes of mediated interpretation, there should be a search for an interpretative balance between traditional techniques and freedom and spontaneity offered by new interfaces. The interpreter can apply his/her instrumental techniques in an broad sense, enhancing aspects of the contemporary musical language, exploring new sounds and acquiring knowledge and experience on the use of live electronics in interactive performances
Subject: Interação
Percussão (Música)
Improvisação (Música)
Interfaces (Computador)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: TRALDI, Cesar Adriano. Interpretação mediada & interfaces tecnologicas para percussão. 2007. 121 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284325>. Acesso em: 8 ago. 2018.
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Traldi_CesarAdriano_M.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.