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Type: TESE
Title: Teoria e pratica do baixo continuo : uma abordagem a partir das instruções de J. S. Bach
Title Alternative: Theory and practice of the thorough-bass : un approach through J. S. Bach's instructions
Author: Rosa, Stella Jocelina Almeida
Advisor: Hora, Edmundo Pacheco, 1953-
Abstract: Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como assunto principal aspectos teórico-práticos da realização de baixo contínuo, abordando-os através do estudo do conjunto de documentos deixados por J.S.Bach acerca do tema. O primeiro grupo de instruções, que recebeu especial atenção neste trabalho, data de 1725, e aparece nas páginas finais do volume de peças dedicado a sua esposa Anna Magdalena Bach. Intituladas ¿Algumas Regras do Baixo Contínuo¿, são quinze regras para a iniciação ao assunto, com finalidade didática e destinada ao uso imediato de alunos e familiares. O segundo grupo, de 1738, é um trabalho mais robusto e abrangente, resultado dos anos de atividade pedagógica de Bach em Leipzig, e leva o título ¿Preceitos e Princípios para tocar o Baixo Contínuo ou Acompanhamento a Quatro Vozes¿. Para um esclarecimento geral do assunto, recorreu-se a um estudo sobre as origens do baixo contínuo, apresentando um capítulo sobre as suas primeiras fontes históricas. A reflexão sobre o processo prático da execução de baixo contínuo, que foi objetivo principal da pesquisa, deu-se através da elaboração de uma série de exemplos musicais enfocando obras de música de câmara instrumental do compositor, além de uma análise do ¿Largo e Dolce¿, segundo movimento da Sonata em Si menor para flauta e cravo BWV 1030, cuja escrita para o último instrumento é considerada um modelo de realização de baixo contínuo do próprio Bach. O processo culminou na interpretação de obras do compositor de acordo com essas reflexões, e acredita-se que elas contribuam para o entendimento e execução de obras musicais escritas nessa linguagem

Abstract: The present dissertation has, as its main subject, the theoric and pratic aspects of figured bass realization, with a view from J.S.Bach¿s documents about it. The first group of instructions, which one has received special attention in this work, dates from 1725, and belongs to the final pages of Anna Magdalena Bach¿s notebook. ¿Some Rules of Thorough-Bass¿ are fifteen rules for the beginning in the matter, with didactic intentions and destined for his students and family¿s circle. The second group, from 1738, is a bigger and including work, resulting from his years of teaching in Leipzig, entitled ¿Precepts and Principles for Playing the Thorough-Bass or Accompanying in Four Parts¿. A study about the origins of the thorough-bass and its first historical sources is presented as a general understanding about the subject. As a main objective of the research, series of musical examples were developed to reflect about the pratic process of playing thorough-bass. They include works of instrumental chamber music by Bach, besides an analysis of the Largo e Dolce, second movement of the B minor Sonata for flute and harpsichord BWV 1030, in which the harpsichord part is considered a model for figured bass realization. The end of the work comes with the interpretation of the composer¿s music under these reflections, and we believe that they are a contribution for the understanding and execution of musical pieces written under this language
Subject: Bach, Johann Sebastian, 1685-1750
Baixo continuo
Música de câmara1
Musica barroca
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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