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Type: TESE
Title: O veludo selvagem de David Lynch : a estetica contemporanea do surrealismo no cinema ou o cinema neo-surrealista
Author: Ferraraz, Rogerio
Advisor: Barbosa, Ivan Santo, 1951-
Abstract: Resumo: Esta dissertação tem como finalidade demonstrar que o cineasta norte-americano David Lynch renova as características do surrealismo em seus filmes, realizando uma espécie de cinema neo-surrealista, como denominamos aqui. Para comprovar essa hipótese, realizamos, numa primeira etapa o levantamento dos dados biográficos e bibliográficos de e sobre Lynch, bem como a pesquisa se sua obra incluindo-se aqui seus trabalhos para o cinema, para a televisão, além de suas fotografias e pinturas. Concomitante, desenvolvemos o estudo do Surrealismo e de filmes realizados nas décadas de 20 e de 30, época inaugural do movimento, e que, reconhecidamente, traduziram os preceitos da arte e da estética surrealista no cinema. Dentre os vários artistas e filmes pesquisados fixamos nossas observações no conjunto da obra de Luis Buñuel, desde 1928 até 1977, respectivamente os anos do primeiro e do último filme do cineasta espanhol. Numa segunda etapa, realizamos a análise de alguns filmes, especialmente Veludo azul, de David Lynch, e Um cão andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dali, buscando identificar quais características do cinema surrealista são apropriadas e atualizados por Lynch, tendo em mente que sue cinema estabelece novas significações e novos paradigmas em relação à estética surrealista

Abstract: Not informed.
Subject: Lynch, David
Surrealismo no cinema
Cinema americano
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1998
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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