Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284269
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.identifier(Broch.)pt_BR
dc.descriptionOrientador: Maria de Fatima Morethy Coutopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artespt_BR
dc.format.extent140p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃOpt_BR
dc.titleCorpo e artes visuais nos anos 1990 : panorama de 97 e Bienal de 98pt_BR
dc.title.alternativeBody and visual arts in the 1990s : the 1997 Panorama and the 1998 Bienalpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Priscilla Ramos dapt_BR
dc.contributor.advisorCouto, Maria de Fatima Morethy, 1963-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Artespt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectArte modernapt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectArte brasileira - 1990pt_BR
dc.subjectBienal Internacional de Sao Paulopt_BR
dc.subject.otherlanguageContemporary arten
dc.subject.otherlanguageBodyen
dc.subject.otherlanguageBrazilian art - 1990en
dc.subject.otherlanguageInternational Sao Paulo Biennialen
dc.description.abstractResumo: Este trabalho ¿ uma investigação sobre a emergência do tema do corpo nas artes visuais da década de 1990 ¿ é composto de três capítulos. O primeiro parte da premissa de que a irrupção do corpo como um tema privilegiado na arte dos anos 1990 relaciona-se ao estabelecimento de uma crise. Ao examinar esta crise, através de uma análise dos debates levantados por alguns teóricos do corpo na contemporaneidade, o capítulo tece um panorama para a compreensão da arte do corpo produzida nos anos 1990. Já o segundo capítulo trata de como a emergência do corpo enquanto um ¿problema¿ na cultura contemporânea refletiu-se no campo das artes visuais. Além de analisar alguns artistas e exposições que obtiveram destaque internacionalmente nos anos 1990, o capítulo discute as teorias ou conceitos do ¿abjeto¿ e do ¿pós-humano¿, largamente empregados pela crítica na caracterização da arte do corpo do período. Já o terceiro e último capítulo examina a arte do corpo realizada no Brasil tendo como parâmetros o 25º Panorama de Arte Brasileira (1997) e o segmento Um e Outro da XXIV Bienal de São Paulo (1998). Duas das mostras periódicas de maior prestígio no país, o Panorama e a Bienal atestam a importância assumida pelo tema do corpo na arte brasileira dos anos 1990pt
dc.description.abstractAbstract: This work ¿ an inquiry into the emergence of the theme of the body in the visual arts of the 1990s ¿ is constituted by three chapters. The first is based on the premise that the irruption of the body as a privileged theme in the art of the 1990s is related to the establishment of a crisis. By examining this crisis, through an analysis of the debates raised by some contemporary body theorists, the chapter weaves a panorama for the comprehension of the art of the body produced in the 1990s. The second chapter then investigates how the emergence of the body as a ¿problem¿ in contemporary culture was reflected in the visual arts field. Besides analyzing some artists an exhibitions which gained prominence internationally in the 1990s, the chapter discusses the theories or concepts of the ¿abject¿ and the ¿post-human¿, largely employed in the characterization of the art of the body of the period. The third and final chapter then examines the art of the body produced in Brazil taking as parameters the 25th Brazilian Art Panorama (1997) and the One and Other segment of the 24th São Paulo Biennial. Two of the most prestigious periodical shows in the country, the Panorama and the Biennial demonstrate the importance gained by the theme of the body in the Brazilian art of the 1990sen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Priscilla Ramos da. Corpo e artes visuais nos anos 1990: panorama de 97 e Bienal de 98. 2007. 140p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284269>. Acesso em: 9 ago. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreenameMestre em Artespt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFabbrini, Ricardo Nascimentopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameJohas, Regina Helenapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameJaremtchuk, Daria Goretept_BR
dc.contributor.committeepersonalnameHildebrand, Hermes Renatopt_BR
dc.date.defense2007-08-30T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-08-09T07:54:07Z-
dc.date.accessioned2018-08-09T07:54:07Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-09T07:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_PriscillaRamosda_M.pdf: 49760618 bytes, checksum: 8b8ee852fb253ef74a01b1f26f588209 (MD5) Previous issue date: 2007en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284269-
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_PriscillaRamosda_M.pdf48.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.