Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284228
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: David Cronenberg : extremos da visibilidade
Author: Fernandes, Caio Aguilar
Advisor: Nagib, Lucia, 1956-
Abstract: Resumo: O presente trabalho analisa cinco filmes escritos e dirigidos pelo cineasta canadense David Cronenberg: Calafrios (Shivers, Canadá, 1975); Enraivecida, na fúria do sexo (Rabid, Canadá, 1976); Os filhos do medo (The Brood, Canadá, 1979); Scanners, sua mente pode destruir (Scanners, Canadá, 1980) e Videodrome, a síndrome do vídeo (Videodrome, Canadá, 1982). Segundo entendemos, esses filmes concentram as principais obsessões do diretor, delineando seus traços autorais: o corpo humano como espaço de manifestação do horror, a ciência como instrumento de modificação/destruição e a intensa visibilidade dada à essas mesmas mutações corporais. Isto significa pensar a poética ou política da carne em Cronenberg: os deslocamentos dos órgãos humanos ao longo do corpo, o mito de Frankenstein atualizado e os limites do visível apresentados em sua obra. Nesse sentido, o cinema de Cronenberg ultrapassa as limitações do filme de gênero em função de sua organicidade imagética e temática, a qual articula de forma coerente o horror, suas causas e formas de manifestação. Ao mesmo tempo, seus filmes podem também ser interpretados como uma metáfora da própria condição pós-moderna

Abstract: Not informed.
Subject: Cinema - Canadá
Filmes de terror
Crítica cinematográfica
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FERNANDES, Caio Aguilar. David Cronenberg: extremos da visibilidade. 2001. 146p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284228. Acesso em: 26 Jun. 2020.
Date Issue: 2001
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Fernandes_CaioAguilar_M.pdf5.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.