Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284224
Type: TESE
Title: Pe, umbigo e coração : pesquisa de criação em dança contemporanea
Author: Cavalcanti, Telma Cesar
Advisor: Muller, Regina Polo
Muller, Regina P.
Abstract: Resumo: Este trabalho é o resultado de um estudo coreográfico que teve como ponto de partida o Coco de Alagoas com enfoque no grupo "Pagode Comigo Ninguérn Pode", liderado pela mestra Hilda Maria da Silva e situado na Chã de Bebedouro, bairro da periferia de Maceió, capital do Estado de Alagoas. O estudo tomou como pressuposto básico o entendimento contextual do Coco, tanto sua dimensão histórica e sócio-cultural quanto no conhecimento e dominio de seus elenlentos estruturais constitutivos-- (movimento,música, dançarino e espaço geral ). Para isso foram realizados procedimentos de várias ordens: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, análise da dança e estudo musical. Para a análise dos movimentos da dança do Coco, utilizamos a teoria de Rudolf Laban ampliada à luz da coreologia, oomo abordada por Valerie Preston-Dunlop, que ofereceram subsídios tanto para a análise da dança do Coco dentro dos parâmetros escolhidos, como também para a reflexão sobre o processo criativo e sua descrição em termos conceituais. A reflexão sobre as interrelações entre teoria e prática permitiram a sistematização do processo criativo culminando na coreografia apresentada que, junto a esta dissertação, compõem o resultado desta pesquisa. Deste modo, esperamos estar oferecendo um referencial que contribua para o desenvolvimento de outros processos de criação em dança, sejam eles desenvolvidos dentro de instituições acadêmicas ou fora delas

Abstract: Not informed.
Subject: Dança
Coreografia
Danças folcloricas brasileiras
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1996
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cavalcanti_TelmaCesar_M.pdf4.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.