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Type: TESE
Title: A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor
Title Alternative: The piano technique of Johannes Brahms : Origins, the 51 exercises and their relationships with the piano works of the composer
Author: Marun Filho, Nahim
Advisor: Martin, Mauricy Matos, 1955-
Abstract: Resumo: Este trabalho demonstra as relações entre os 51 Exercícios de Johannes Brahms (1833-1897) e seu estilo pianístico. Estabelece uma ponte entre o repertório de concerto e a antiga aspiração dos intérpretes pela virtuosidade técnica, focando a obra de Johannes Brahms que, segundo muitos autores, sintetiza a história do piano. Para fundamentar a busca do depuramento técnico através de exercícios específicos, no primeiro capítulo traçamos um histórico da prática e composição deste gênero, desde os primórdios do teclado até a época de Brahms. Em seguida, mencionamos o envolvimento do compositor com o ensino e a técnica do piano, além de considerações sobre seu estilo ao escrever para este instrumento. Seguimos analisando algumas diferentes edições existentes no mercado editorial. Trabalhamos com as edições originais e também com as revisões de Ettore Pozzoli e Isidor Phillipp. Elaboramos alguns conselhos técnicos juntamente com um guia contendo as expressões mais comuns da fisiologia do movimento, com a finalidade de situar o leitor no desenvolvimento da última parte do trabalho. Finalmente, comentamos cada um dos 51 Exercícios de Brahms, apontando seu objetivo principal, orientando sua prática e sugerindo alguns exercícios adicionais. Nessa seção trazemos ainda vários excertos da literatura pianística desse compositor para se estabelecer a funcionalidade de cada um dos 51 Exercícios. Estes exemplos favorecem a aplicação dos movimentos estudados e aprofundam o leitor no estilo e na técnica pianística do compositor

Abstract: This Thesis explores the 51 Exercises of Johannes Brahms (1833-1897) relating to his unique compositional style for piano. His Exercises synthesize the whole history of piano technique. Thus, we intend to establish a connection between this work and his concert repertoire with the search for keyboard virtuosity of earlier interpreters. The initial chapters go through the history of piano technique, since early attempts of keyboard virtuosity till the publication of the 51 Exercises. We explore Brahms concerns with performance and teaching activities, as well as his craftsmanship involving compositions for piano. Following, we comment various editions of this work and the remarks of their editors, such as Ettore Pozzoli and Isidor Philipp. Photographs illustrate common movements which performers use during their activities and we provide practicing advices for this specific work. Finally, there are many remarks about each one of the 51 Exercises, such as their purpose, guidance for mastering their difficulties and additional exercises as well. The relationship with Brahms literature for piano is also pointed out in this section through excerpts from his solo piano music, chamber music with piano, and both concertos for piano and orchestra. And these could also work very well as further exercises. To understand the relationship between the piano language of Brahms and his technique is to comprehend a great deal of the Keyboard History
Subject: Brahms, Johannes, 1833-1887
Exercícios físicos
Música - História
Estilo musical
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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