Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284185
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: Sinfonia : possibilidades criativas da forma extensa na musica contemporanea
Author: Mojola, Celso
Advisor: Prado, Almeida, 1943-2010
Abstract: Resumo: : A forma musical é um assunto amplo, e em certo sentido falar em forma é quase o mesmo que falar em composição. Inúmeros livros intitulados ¿Tratado da Forma Musical¿ são na verdade trabalhos sobre composição; e muitos livros denominados ¿Tratado de Composição Musical¿ são estudos sobre forma. Ao longo do século XX vai tornando-se cada vez mais difícil falar em forma isoladamente. Ela passa a ser considerada muito mais como resultante da conjunção de inúmeras variáveis, como melodia, harmonia, tonalidade, metro, andamento, timbre. E em paralelo com esse declínio surge uma maior preocupação com a estrutura. Uma comparação com dois livros de um mesmo autor poderá servir de exemplo - é o caso das pesquisas do musicólogo Wallace Berry. Em um trabalho de 1966, ¿Form in Music¿, ele ainda se prende às classificações tradicionais; já numa obra escrita dez anos depois, ¿Strucural functions in music¿, Berry discorre sobre questões de ordem mais geral, buscando uma síntese de procedimentos que possam ter validade tanto para a música de natureza tonal quanto para a não-tonal. Com o enfraquecimento da visão romântica, as classificações tradicionais passaram a sofrer uma certa limitação metodológica. Mas é curioso observar que iniciei minha pesquisa partindo também de uma classificação, por mim elaborada anteriormente, que procurava dar conta do que existe no século XX...Observação: O resumo, na íntegra, poderá ser visualizado no texto completo da tese digital

Abstract: Not informed.
Subject: Composição (Música)
Sinfonias
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1994
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Mojola_Celso_M.pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.