Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284182
Type: TESE
Title: Ensinando dança flamenca
Author: Libaneo, Daniela Leonardi
Advisor: Andrade, Antonieta Marilia de Oswald de, 1945-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o ensino da Dança flamenca na forma de narrativa de minha própria experiência pessoal e profissional, Visando um aprimoramento da prática e uma contribuição para o ensino desta e de outras danças codificadas. Embora a investigação tenha sido centrada na dança flamenca, a análise da prática de ensino situou-se na temática mais ampla da metodologia do ensino da Arte, em estreito vínculo com seus aspectos pedagógicos e didáticos. Os três capítulos abordam, sucessivamente, as características socioculturais e técnicas do flamenco, especialmente no seu potencial educativo, as tendências pedagógico-didáticas em educação escola associadas às investigações recentes sobre o ensino da Arte e a apresentação e análise da execução de uma proposta teórico metodológica de dança flamenca. O estudo dessa temática destacou a importância da Arte na formação humana, especialmente em face de novas realidades que caracterizam o mundo contemporâneo, entre elas, o aparecimento de novas tecnologias da comunicação e informação que possibilitam o realce de aspectos culturais em que o processo de globalização é atravessado pelo retorno ao primitivo, ao étnico, ao particular. Apontou, também, para a necessidade de articulação mais direta entre o ensino da dança, a pedagogia e a didática, tendo em vista superar práticas de ensino reprodutivas e mecânicas tornando-as mais significativa para os alunos, mais participativas envolvendo as várias dimensões da formação humana, a cognitiva, a física, a social, a moral, a estética. Uma das constatações mais relevantes deste trabalho foi o reconhecimento das possibilidades educativas da dança na introdução de elementos para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo da cidadania, do senso estético e moral, tendo em vista a formação de pessoas mais sensíveis solidárias, participativas, criativas,numa sociedade que inclua todos

Abstract: The present work has as its objective to present a reflection about the teaching of Flamenco dance. In a narrative from my own personal and profession experience, it aims at improving the practice of flamenco dance as contribution to the teaching of other codified dances. Alhough the investigation has been centered in flamenco dance, the analysis of the methodology in encompast the teaching of Art, closely related to its pedagogical and didactic aspects. The present work has as its objective to present a reflection about the teaching of Flamenco dance. In a narrative from my own personal and profession experience, it aims at improving the practice of flamenco dance as contribution to the teaching of other codified dances. Alhough the investigation has been centered in flamenco dance, the analysis of the methodology in encompast the teaching of Art, closely related to its pedagogical and didactic aspects. ... Note: The complete abstract is available with the full electronic digital thesis or dissertations
Subject: Dança - Estudo e ensino
Didática
Dança na educação
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Libaneo_DanielaLeonardi_M.pdf8.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.