Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284152
Type: TESE
Title: As relações entre a respiração e o movimento expressivo no trabalho de chão da tecnica de Martha Graham
Author: Leal, Patricia Garcia
Advisor: Allende Serra, Sylvia Monica, 1944-
Serra, Sylvia Monica Allende, 1944-
Abstract: Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo focalizar as relações entre a respiração e a expressividade, procurando utilizar a respiração como elemento estrutural no preparo corporal. Com o desenvolvimento de uma respiração mais livre, ampla e consciente o intérprete parece tomar-se mais apto à expressão artística. Propomos um trabalho prático ancorado na respiração, verificando os resultados expressivos deste trabalho através de quatro estudos coreográficos. O ponto de partida para o estudo da relação entre respiração e a expressividade foi a técnica de Martha Graham. Graham fundamentou sua técnica no ato "essencial da vida": a respiração, desenvolvendo todos os princípios de sua técnica a partir das decorrências anatõmicas do respirar. A aplicação prática da pesquisa, feita em um grupo de quatro bailarinas graduandas da Dança na Unicamp, teve duração de um ano. As práticas se desenvolveram em quatro blocos, de aproximadamente dois meses cada um, sendo cada prática estruturada em cinco partes: Observação da respiração; Aquecimento; Exercícios técnicos de Graham; Improvisações e Composições coreográficas; e Percepção da respiração. Para analisar os resultados expressivos decorrentes da aplicação da pesquisaquatro estudos coreográficos- recorremos à Corêutica (princípios espaciais) e à Eukinética (dinâmica expressiva), fundamentadas por Laban, como instrumento de análise dos movimentos

Abstract: The present study investigates the relationship between the breath and expressive movement, using breathing like a structural element in the body's preparation. With the develop of a ftee, wide and conscious breathing the performer seems to be more qualitied to the artistic expression. This study proposes a pratical work srtuctured in breathing, verifying the expressive results of this work through four choreographic studies. The beginning point to the study of the relationship between breathing and expressive moving was Martha Graham's technique. Graham based her technique in the essencial act of life: breathing, developing all the principIes of her technique depending on the anatomical changes caused by this act. The pratical application of this research, which was done in a four graduate dancers' group of Unicamp, spent one year. The laboratories were developed in four blocks of two months each, and were structured in tive parts: Breathing observation; Warming; Graham' s exercises; Improvisation and choreographic composition; and Breathing perception. To analyse the expressive results of the pratical application, Laban's fundamentals were used as instruments of movement analysis
Subject: Dança
Dança moderna
Respiração
Expressão corporal
Improvisação na dança
Coreografia
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2000
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Leal_PatriciaGarcia_M.pdf16.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.