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Type: TESE
Title: Espaços continentes em arte
Author: Lucas, Renata de Almeida, 1971-
Advisor: Bueno, Maria Lucia
Abstract: Resumo: O objeto de estudo desta dissertação são as variações entre conteúdo, contenção e dispersão em arte. O primeiro argumento parte da verificaçãode procedimentos oriundos da pintura na prática escultórica contemporânea, mais precisamente em algumas obras do artista Tunga. Num conjunto de esculturas em que homenageia Morandi, o artista esculpe urnas e cálice sem bronze e depois os recobre com maquiagem. Astrês operações envolvidasna sua produção carregariam uma enorme carga simbólica,agindo, ao mesmo tempo, como uma espécie de metáfora dos procedimentos pictóricos. O elemento "gordura", então representado como unificador entre os vazios e cheios da escultura, estaria presente em toda a obra do artista, assim como nas obras de outros artistas contemporâneos que fazem uso das massas moles como veículo expressivo em seus trabalhos. Essaprocura por materiais moles,tratadas neste texto como procura pictórica, revelaria a busca de um espaço "pleno", em que os volumes se mantêm conectados, abdicando da presença de vazio na escultura. Por outro lado,são analisadasas inversões provocadas por presenças negativas. Esse conceito amplo de intervenção negativaé aqui abordado a partir das construções metafisicas de De Chirico, onde volumes tomam forma para indicar o local de sua ausência. São analisados alguns procedimentos de Marcel Duchamp, concebidos para desestruturar os códigos de representação, e, no âmbito da arte brasileira,o artista Carlos Fajar do estaria aqui relacionado a esta atitude. Num segundo capítulo,apresento algumas obras por mim produzidas

Abstract: The object of study of this dissertation are the variations among contento contention, and dispersion in art. The first argument comes from the verification of producedures stemming from painting being used in contemporary sculptural practices, more precisely, in some works by the Brazilian artist Tunga. In a set of sculptures that pays homage to Morandi, the artist sculpts urns and calices in bronze and then coats them with make-up.The three operations involvedin production carry a huge symbolic charge, acting, at the same time, as a sort of pictural procedures metaphor. The "fat" element, thus represented as the bond betwen the full and the empty in the sculpture, is to be found present in ali the artist's work, as well as in those of other contemporary artists who use soft masses as an expressive means in their works.Thissearch for soft masses,denominated as pictorial search in this text, reveals the quest for a "plain" space in wich the volumes remain connected, thus abdicating the presence of emptiness in the work. On the other hand, inversions provoked by negative presences are also analysed. The wide concept of negative intervention is dealt with in the text as of metaphysical constructions by De Chirico, where volumes take shape to show the place of its absence. Some of Marcel Duchamp's procedures are also analysed, conceived to destructuralize codes of representation and, in the area of brazilian art, Carlos Fajardo's attitude to the above is considered as well. In the second chapter, some of my own work is presented.
Subject: Arte - Pesquisa
Espaço (Arte)
Escultura - Séc. XX
Materiais de escultura
Criação (Literária, artística, etc.)
Escultura - Brasil
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 1999
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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