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Type: TESE
Title: Canto popular : pensamentos e procedimentos de ensino na UNICAMP
Title Alternative: Popular singing : educational thoughts and proceedings at UNICAMP
Author: Queiroz, Alexei Alves de
Advisor: Meyer, Aci Taveira, 1939-
Abstract: Resumo: O Canto Popular é a modalidade de canto associada diretamente à Música Popular. Abrange toda uma multiplicidade de estilos de voz musical presente na indústria cultural. É um gênero musical normalmente atrelado a conteúdo verbal, sendo também um importante veículo midiático para conteúdos simbólicos. O presente trabalho aborda aspectos pedagógicos desta modalidade de canto a partir de um Estudo de Caso com o objetivo de detectar e caracterizar um paradigma específico de ensino. Através de uma abordagem qualitativa é focada uma iniciativa pedagógica inovadora em Canto Popular inserida em um contexto de curso superior. Por meio de observação direta e entrevistas gravadas, professores e alunos transmitiram suas idéias e experiências com as quais foi possível elaborar um panorama do objeto de estudo. Também foram levantados textos, dados e documentos relacionados ao contexto histórico e contemporâneo deste ensino. A partir deste material, foram aqui sintetizadas: idéias concordantes e transversais, sugestões, práticas, dificuldades e reflexões. É dado destaque especial à proposta observada de separação das atividades de classe em três disciplinas com características distintas: uma prática, uma expositiva e uma participativa. São também detectadas e confrontadas três grandes barreiras ao desenvolvimento desta modalidade pedagógica: 1) A coexistência de incontáveis sub-gêneros e estilos contrastantes dentro do Canto Popular o que dificulta uma unificação do próprio conceito; 2) A pouca tradição pedagógica nesta modalidade associada ao autodidatismo e a uma carência de sistematizações consagradas de ensino; 3) A persistência histórica do conceito de dom. O texto realiza uma crítica a algumas concepções ligadas ao canto; traz um resumo dos depoimentos recolhidos; e conclui sintetizando o paradigma pedagógico investigado como sendo caracterizado pela ênfase em um equilíbrio rotativo de ação, observação e reflexão.

Abstract: Popular Singing is the type of singing directly associated to Popular Music. It covers a wide range of styles of the musical voice in the cultural industry, and is strongly conected to textuality (through lyrics) and symbolic content. This research deals with the pedagogical aspects of this singing style, focusing on a Case Study aiming to detect and to characterize a specific, still unnamed, education paradigm. Through a qualitative approach, an innovative pedagogical initiative in Popular Singing, in a university context, is investigated. By means of direct observation and recorded interviews, teachers and pupils transmitted their ideas and experiences with which it was possible to elaborate a description of the object of study. Texts, data and documents related to it were also used. From this material we were able to identify opinions, suggestions, exercises, difficulties and thoughts. Three great barriers to the development of this pedagogical sistem were detected 1) The coexistence of countless subgenera and diferent styles inside Popular Singing, making it difficult to unify the concept; 2) The small pedagogical tradition in this style combined with the self-learning tradition among singers and a lack of well known teaching systems; 3) The concept of giftedness. The text concludes by making a synthesis of the investigated pedagogical paradigm stating that it is characterized by the emphasis in a rotating balance of action, observation and thought.
Subject: Canto popular
Educação musical
Ensino superior
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

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