Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284101
Type: TESE
Title: Curto-circuito entre o dramaturgo-encenador e o ator : a composição cenica de cantos perifericos
Title Alternative: Short-circuit between the dramatist-theater director and the actor : the scenic composition of cantor perifericos
Author: Dias, Solange Aparecida
Advisor: Lopes, Sara, 1949-
Lopes, Sara Pereira, 1949-
Abstract: Resumo: Esta dissertação visa resgatar o processo de escrita e encenação de Cantos Periféricos, do grupo Teatro da Conspiração, de Santo André, entre 2002 e 2004. Será analisado de como foi elaborado o texto a partir da observação e a pesquisa sobre roteiros de cinema e notícias do cotidiano de uma periferia, onde a desconstrução narrativa do enredo serviu como base. Também será analisado o processo de montagem do texto sob o ponto de vista de uma dramaturga-encenadora na sua relação com o ator, através dos workshops de criação, depoimentos pessoais, noções do teatro-dança e partituras de ações físicas. Pretendo com esse registro refletir sobre uma experimentação que serviu para compreensão dos procedimentos de uma montagem cênica, que teve como base tendências contemporâneas da linguagem, como a fragmentação e a descontinuidade.

Abstract: This dissertation ains on retrieving the writing and staging process of 'Cantos Periféricos' staged by Santo André group 'Teatro da Conspiração' between 2002 and 2004. It will analyze the text elaboration from observation and researching of movie scripts and news from everyday life at poor suburbs, where the narrative deconstruction of the plot served as base. It will also analyze the text elaboration process from the point of view of a playwright-theater director in her relation with the actor, by means of creation workshops, personal accounts, dance-theater basic knowledge and body action partituras. With this record, I intend to reveal the experimentation that served to the comprehension of scenic staging procedures and that was based on contemporary tendencies of language, as fragmentation and discontinuity.
Subject: Teatro (Literatura) - Técnica
Teatro - Produção e direção
Representação teatral
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2007
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dias_SolangeAparecida_M.pdf577.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.