Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284053
Type: TESE
Title: Retratos, memoria e identidade : uma aproximação entre a monotipia e a fotografia
Title Alternative: Portraits, memory and identity : a rapproachement between monotypes and photography
Author: Bender, Juliana Georg
Advisor: Silva, Ivanir Cozeniosque, 1953-
Abstract: Resumo: Retratos, Memória e Identidade: uma aproximação entre a monotipia e a fotografia - é um relato sobre o percurso da construção poética sobre questões relacionadas à memória e identidade, tendo como foco a monotipia e posteriormente a fotografia. São experiências, pensamentos e inferências acerca da produção artística juntamente com técnicas mistas, como: collagraph e impressão sobre acetato, desenvolvidas junto ao Centro de Pesquisa em Gravura da Unicamp. Na temática do rosto temos a inferência do olhar, a apropriação do retrato fotográfico de família, a memória como desencadeadora de sensações e lembranças do passado, e a busca de uma identidade/diferença que precisa ser representada. A pesquisa da monotipia, como linguagem adotada, segue-se da técnica com impressão sobre acetato e os resultados dessas experiências, como as formas obtidas se relacionam diretamente com o conteúdo, o desdobramento do suporte do papel para argila e suas implicações quanto ao conteúdo e a forma.

Abstract: Portraits, Memory and Identity, a rapprochement between monotypes and photography - is a story of the poetic journey of building on issues related to memory and identity, focusing the monotypes and then the picture. Are experiences, thoughts and inferences about the artistic production with mixed, as collagraph and print on acetate, developed at the Research Center in Engraving of Unicamp. As we face the issue of inference of the look, the ownership of the portrait photographs of family, memory as a trigger of sensations and memories of the past, and the search for an identity/difference that needs to be represented. A search of monotypes, like language adopted, it follows the technique of printing on acetate and the results of these experiments, as the forms obtained are related directly to the content, the breakdown of support for the paper clay and its implications on the content and shape.
Subject: Retratos
Memória
Identidade
Monotipia
Fotografia
Imagens digitalizadas
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2009
Appears in Collections:IA - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bender_JulianaGeorg_M.pdf32.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.